quarta-feira, abril 06, 2011

Você sabia?

Você sabia que Kepler-11 é uma estrela similar ao Sol, cujo sistema tem ao menos seis planetas com órbitas de curto período?

Kepler-11 foi descoberta em 2 de fevereiro de 2011 pelo telescópio da sonda espacial Kepler e localiza-se na direção da constelação do Cygnus a cerca de 2.000 anos-luz de distância da Terra.
O telescópio espacial vai continuar a enviar dados científicos sobre este novo sistema planetário até concluir a sua missão, em 2012.Quanto mais tempo estiver operacional, melhor os cientistas poderão estimar as dimensões e massa destes planetas ou até descobrir um sétimo planeta.
Os planetas foram denominados em ordem alfabética, a partir de “B” (à estrela corresponde o “A”) iniciando pelo de órbita mais interna: Kepler-11b, Kepler-11c, Kepler-11d, Kepler-11e, Kepler-11f, Kepler-11g. Suas órbitas são todas circulares.
Os cinco dos planetas agora descobertos estão muito próximos da sua estrela e percorrem a sua órbita completa em 10 a 47 dias. O sexto planeta, mais longe da estrela, percorre a sua órbita em 118 dias.O diâmetro total do sistema, da órbita mais externa, ficaria no nosso sistema solar entre as órbitas de Vênus e da Terra. Os planetas b - f apresentam, conforme estimativa, baixas densidades, o que implica que nenhum deles tem composição similar à da Terra. Uma atmosfera de hidrogênio significativa deve existir nos planetas d, e, talvez em f, enquanto que b e c provavelmente contém significativas quantidades de gelo e/ou hidrogênio e hélio.


Fontes: Wikipédia / Boas Notícias

Nenhum comentário: