quinta-feira, março 31, 2011

Por que os planetas e estrelas são redondos?

Por que os planetas e estrelas são redondos?

O formato arredondado não é exclusividade da Terra entre os planetas do sistema solar. Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter e os demais também são redondos, e não se trata de uma simples coincidência.Os planetas têm esse formato pela combinação de dois fatores: a força da atração da gravidade e a sua massa. Todos os corpos no espaço se atraem entre si, pela gravidade, que é maior quanto maior for a massa do planeta. Na Terra, por exemplo, é essa força que nos puxa para o chão, que faz com o que os objetos caiam no solo, que mantém os oceanos presos à superfície e que impede que os gases da atmosfera escapem para o meio interplanetário.
E essa força é tão grande no caso dos planetas, que acaba provocando um efeito semelhante ao que se teria se fosse possível fazer uma imensa pilha com milhares de tijolos. A partir de um determinado momento, o peso dos tijolos seria tão grande que a pilha se esmagaria sobre si mesma. E foi mais ou menos isso que aconteceu quando os planetas se formaram.
No início, quando havia pouca massa, a Terra, ainda jovem, poderia ser disforme ou parecer uma pedra gigante com qualquer formato, como ocorre com os asteróides.No entanto, a atração gravitacional juntou mais massa no planeta, aumentando o seu peso, o que ocorreu também com os demais integrantes de sistema solar.
Com o crescimento, a gravidade de um planeta fica tão forte que tudo é esmagado na direção do centro e o material que forma o planeta finalmente se distribui em forma de uma bola, uma vez que essa força puxa tudo para o centro.


As estrelas também são redondas

Uma das principais conquistas das crianças pequenas é aprender a desenhar uma estrela, com suas pontas. Infelizmente, a verdade é menos poética - mas não menos bela. Estrelas são esferas, assim como os planetas.
Enxergamos as estrelas naquele formato com pontas devido à refração da sua luz na atmosfera da Terra.Mas essa esfera pode ser levemente achatada nos pólos, como nosso planeta. Isso ocorre porque as estrelas também giram em torno de seu próprio eixo, como a Terra. O próprio Sol é um pouco achatado nos pólos.Pareçam elas de cinco pontas ou mais, as estrelas que enxergamos são, porém, fotografias antigas. A estrela mais próxima da Terra, que é o Sol, está a quatro anos-luz.Ou seja: a luz que o Sol emite demora quatro anos para chegar ao nosso planeta, mesmo viajando a 300 mil quilômetros por segundo. Alguns astros que vemos no céu estão tão longe que sua luz leva dezenas de milhares de anos para chegar.


Fonte: Terra

2 comentários:

Cleber Pereira Portela disse...

Bom o teu texto, porém, o nosso Sol está a mais ou menos 150 milhões km da Terra( uma unidade Astrônomica), ou seja a luz do Sol demora cerca de 8 minutos para chegar na Terra. Quatro (4,24) anos luz de distância da Terra é a estrela mais próxima do "sistema solar"(nosso sistema planetario), a estrela "Proxima Centauri".

Até mais!

Daniel Reis disse...

A estrela Sol está a 150.000.000km da terra. Portanto, sua luz leva aproximados 500 segundos para chegar até nós! Já a Alpha Centauri está a 4 anos-luz daqui, esta sendo a estrela mais próxima de nós depois da estrela Sol.

Grande abraço!