quinta-feira, agosto 05, 2010

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

O telescópio espacial Spitzer conseguiu registrar o centro da Via Láctea, uma região escondida por nuvens de gás e poeira.

Com suas lentes infra vermelhas, ele fotografou o coração da nossa galáxia, um local há cerca de 26 mil anos luz de distância da Terra, em direção à constelação de Sagitário.
O amontoado de pequenos pontos é falsamente colorido pelo efeito da câmera, e mostra estrelas mais velhas e frias em tons azulados. As nuvens de poeira brilhantes e vermelhas indicam estrelas mais jovens e quentes nos berçários estelares.
A imagem tem um alcance de cerca de 900 anos luz.


O centro da Via Láctea

O centro da Galáxia fica na direção da constelação de Sagitário, numa região com alta concentração de material interestelar que impede sua visualização a olho nu ou usando detectores óticos.
Estudos no infravermelho indicam a existência de um grande aglomerado estelar, com uma densidade de estrelas de 106 MSol/pc3, um milhão de vêzes mais densa do que nas proximidades do Sol. O movimento do gás e das estrelas no núcleo indica que ali existe um objeto compacto, provavelmente um buraco negro com massa de 4,3 milhões de massas solares.
Observações desde 2001 em raio-X confirmam que o núcleo da Galáxia é um lugar violento, com flares diários, onde além do buraco negro central supermassivo, existe grande quantidade de gás ionizado, e centenas de anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros. O buraco negro possivelmente está dentro de uma bolha, criada por uma explosão de uma supernova próxima a ele cerca de 10 a 50 mil anos atrás.


Fontes: Abril / UFRGS

Um comentário:

Unknown disse...

Bom eu acho que todos tem o direito de gostar do ki bem querem, e todos merecem ser respeitados por isso. Por exemplo eu odeio essas bandinhas de rock mas tenho vários amigos que curtem e eles tem o direito de curtirem numa boa. Na verdade acho que se rock fizesse alguma diferença pra mim eu talvez perderia meu tempo postando e falando mal sobre rock no meu blog, mais fodas de quem gosta eu mim preocupo é com a minha vida, e da mesma forma eu falo do pagode eu nasci no meio do pagode e amo pagode, samba e coisas do gênero então não gostar de pagode é uma escolha sua, mas perda seu tempo com coisas mais importantes do que ficar falando mal de uma coisa que é muito mais importante que seus argumentos inúteis...mim desculpe se fui grossa, mais cada um defende seu patrimônio!!!