sexta-feira, abril 16, 2010

Cinzas vulcânicas e caos aéreo na Europa

Cinzas vulcânicas e caos aéreo na Europa

Uma enorme nuvem de cinzas de um vulcão islandês se espalhou ainda mais sobre a Europa nesta sexta-feira, causando um verdadeiro caos aéreo.
Novos vôos devem ser cancelados no sábado devido aos riscos para a segurança aérea, segundo autoridades da aviação. Aeroportos da Grã-Bretanha, França, Alemanha e outros países ficarão fechados pelo menos até sábado. Os transtornos já haviam sido graves na quinta-feira.
Segundo um porta-voz da Autoridade de Aviação Civil britânica, a Europa está provavelmente experimentando a maior perturbação às viagens aéreas desde o 11 de Setembro.Em termos de fechamento de espaço aéreo, é pior desde o 11 de Setembro. A perturbação é pior do que qualquer coisa já vista.
Depois dos atentados de 2001 em Washington e Nova York, o espaço aéreo dos EUA passou três dias fechados, levando as empresas aéreas europeias a suspenderem todos os seus voos para o país.Os problemas causados pela nuvem de fumaça expelida pelo vulcão islandês devem custar às companhias aéreas 200 milhões de dólares por dia, disse a Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata, na sigla em inglês).
Nos níveis atuais de problemas, a estimativa inicial e conservadora da Iata do impacto financeiro nas companhias aéreas é em mais de 200 milhões de dólares por dia em perdas de receitas.Vulcanólogos dizem que, se a erupção na Islândia continuar, as cinzas podem causar problemas ao tráfego aéreo por até seis meses. Mesmo que o problema seja transitório, o impacto financeiro às empresas aéreas pode ser significativo.
Na sexta-feira, as ações da Lufthansa, British Airways, Air Berlin, Air France-KLM, Iberia e Ryanair registravam quedas entre 1,4 e 3 por cento.
O porta-voz da Associação de Transporte Aéreo da América, David Castelveter, disse que as companhias aéreas norte-americanas cancelaram ao menos 170 voos vindos e destinados à Europa.
Fonte: Globo

Nenhum comentário: