terça-feira, junho 09, 2009

Você sabia?

Você sabia que a Nasa anunciou ter conseguido detectar um planeta fora do nosso Sistema Solar com massa seis vezes maior que a de Júpiter, na órbita de uma das menores estrelas já encontradas?

O planeta foi identificado inequivocamente por medições astrométricas - uma técnica de medição desenvolvida há cerca de 50 anos - em torno da anã vermelha VB10 (Van Biesbroeck 10), situada a 20 anos-luz na constelação Águia.
O movimento do planeta (invisível) e da estrela em torno do centro de gravidade comum introduz perturbações no movimento aparente da estrela no céu noturno. A medição dessas perturbações ao longo de vários anos permite determinar a massa do corpo perturbador e as dimensões da sua órbita.
Dois astrónomos do JPL (Jet Propulsion Laboratory) mediram durante 12 anos estas perturbações na estrela VB10 e deduziram a presença de um planeta, VB10b, com cerca de 6 vezes a massa de Júpiter e que orbita a estrela a uma distância comparável à de Mercúrio relativamente ao Sol.
Por estar distante de sua estrela, a VB 10, que tem massa 12 vezes menor que a do nosso Sol, os astrônomos afirmam que se trata de um planeta gelado como Júpiter.


Fontes: Astro PT / Vigília / Nasa

Nenhum comentário: