terça-feira, abril 28, 2009

Você sabia?

Você sabia que o jacaré albino é uma das mais raras espécies de répteis do mundo?

Raramente este réptil se expõe ao raios solares devido à sensibilidade de sua pele.
É muito difícil avistar jacarés albinos na natureza. A ocorrência do albinismo nesta espécie é bastante rara, e, além disso, a cor branca faz com que o animal não consiga se camuflar adequadamente e esteja muito destacado em relação aos outros animais da mesma espécie. Por isso ele acaba sendo alvo fácil dos predadores.
O nome albinismo tem origem do Latim "albus" (branco). O albinismo nada mais é do que uma alteração genética que afeta a produção da melanina (melan = negro), substância que define a pigmentação do animal. O albinismo é hereditário.
A espécie é típica nos pantanais - seu habitat natural - do sudeste dos Estados Unidos.
O que impressiona neste caso, é que os répteis são animais de sangue frio e não são capazes de manter uma temperatura interna constante, como os mamíferos que são animais de sangue quente.
Por isso, os répteis têm que se expor ao sol para poderem aumentar a sua temperatura corporal e desenvolver a sua actividade normal. Sendo assim, o jacaré albino vive um verdadeiro dilema: a falta de melanina deixa-o desprotegido face a várias radiações perigosas, mas ao mesmo tempo precisa da energia do sol para se manter ativo.
Coisas da natureza...


Fontes: Terra / Revista In

Nenhum comentário: