terça-feira, abril 07, 2009

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, construída sobre a Serra do Mar, teve de vencer grandiosos obstáculos do relevo que pareciam ser impossíveis de se realizar para construção de sua linha férrea.

Criada em 1880, a linha ainda hoje, em seus 110 quilômetros de extensão que descem os 900 metros da serra, guarda alguns trechos originais daquele tempo, o que perpetua a comprovação do arrojado projeto do século passado.
O trajeto pode ser feito de trem com a classe econômica, turística e executiva, totalizando uma frota composta por 18 carros que transportam até 904 passageiros, ou em litorina – automotriz feita de metal e movida a diesel – com capacidade para 56 passageiros.
Nos primeiros 22 quilômetros de trilhos, o trem atravessa os municípios de Pinhais e Piraquara. Logo depois, em mais alguns minutos de passeio, chega-se até o Túnel de Roça Nova, o primeiro de outros 13 túneis que se encontram no percurso e atravessam a maciça rocha da grandiosa serra. Logo em seguida, a linha segue em direção à Casa Ipiranga, que serviu de hospedagem para figuras ilustres da nossa história, como o Imperador Dom Pedro II.
Mais à frente, os passageiros se depararam com a cachoeira Véu da Noiva, com grande volume de água saindo da rocha. Bem perto dali, antes de chegar ao décimo primeiro túnel, se encontra o imponente Pico do Diabo, enorme rochedo com uma fenda entre duas escarpas, dando a sensação de que a qualquer momento tudo aquilo irá se desprender da serra.
Na Estação de Marumbi, é possível tirar belas fotos da natureza que compõe o Parque Nacional do Pico do Marumbi, criado em 1990, com mais de 2300 hectares. A próxima parada é a Estação de Morretes, cidade histórica onde o passageiro pode aproveitar para comprar lembranças do artesanato local e experimentar o barreado, prato típico do litoral do Paraná.
Feita a visita em Morretes, é hora de percorrer os últimos 41 quilômetros do passeio até chegar à cidadezinha de Paranaguá.
Com seus 349 anos, a cidade não só é a mais antiga do Paraná, como abriga o porto de maior movimento em toda a região sul do país.




Fonte: Terra

Nenhum comentário: