quarta-feira, abril 15, 2009

CLIP DO DIA

A banda italiana de rock progressivo PREMIATA FORNERIA MARCONI (ou PFM) é uma banda formada em 1970 e que atingiu popularidade nos anos 70, com sucessos tanto nas paradas britânicas quanto americanas.
Oriundo da banda Krel, o PFM já começou bem, abrindo shows italianos do Yes, que acabava de lançar seu terceiro álbum, Yes Álbum.
O primeiro álbum dos italianos, Storia di un Minuto já mostra a qualidade da banda. Cantado em italiano, o disco traz sete canções, todas de excelente qualidade, cujo estilo está muito próximo do progressivo do então famoso King Crimson de Robert Fripp, Peter Sienfield e futuramente de Bill Bruford. A formação clássica do Premiata Forneria Marconi contava com Mauro Pagani (flauta, violino e voz), Flavio Premoli (teclados, voz), Franco Mussida (guitarra e voz), Giorgio Piazza (baixo e voz).
Em agosto de 1974, finalmente, o PFM conquistou o mercado americano. O disco Live in USA, gravado no Central Park em Nova York, torna-se um sucesso mundial.
Apesar de compartilhar o estilo com várias outras bandas italianas conteporâneas como Banco del Mutuo Soccorso, Area, Perigeo e Le Orme, foram a única banda italiana do gênero a se tornar famosa fora de seu país natal. Sua música mostra influências de Genesis e posteriormente King Crimson, mas eles mantiveram alto nível de originalidade, contando com um som distindo do Mediterrâneo.

"Celebration" - Premiata Forneria Marconi (PFM)

Nenhum comentário: