sexta-feira, abril 03, 2009

Cães vira-latas: mais resistentes e inteligentes?

Cães vira-latas: mais resistentes e inteligentes?

O vira-lata não é uma raça, mas sim o fruto de cruzamentos aleatórios entre cães sem raça. O termo SRD (sem raça definida) também é usado para designar os vira-latas. Já os mestiços são animais resultantes do cruzamento de raças diferentes, ou de um cão de raça com um SRD, daí não serem 'vira-latas puros'. A maioria tem pelagem curta e de cores variadas.
Muitos dizem que o vira-lata é mais resistente, mais esperto e astuto que outros cães. Realmente a maioria dos cães de rua sofre uma seleção natural, onde só os mais resistentes da ninhada conseguem sobreviver.
O risco de ter problemas de saúde diminui para os vira-latas. Cães de raça pura possuem mais problemas genéticos do que os vira-latas. Isso ocorre tanto por causa da endogamia (cruzar cães que possuem parentesco direto) quanto cruzamentos não endogâmicos. Estes tipos de cruzamentos costumam gerar mais cópias de genes que podem levar a doenças. Mais cópias implicam em chances exponencialmente maiores de desenvolver o mal.
Quanto à esperteza, sem dúvidas é um cão bastante inteligente e aprende ordens com facilidade. Quem já não presenciou um vira-lata atravessando a rua pela faixa de pedestres ou esperar o semáforo fechar para os carros?
Alguns vira-latas podem até se tornar ótimos cães de guarda, dando o alerta ao menor sinal de invasão. Certa vez, a fuga de presidiários de uma casa de detenção foi frustrada graças ao aviso de um vira-lata que vivia no local.
Um estudo escocês indica que os cães vita-latas são mais inteligentes do que os de raça que possuem pedigree.
Foram realizados sete exames, inclusive teste de QI, em 80 animais. A nota máxima podia chegar a 30 pontos, porém os vira-latas conseguiram uma média de 20 contra 18 dos cães de raça. Os pesquisadores afirmaram que cachorros que não tem raça apresentam melhor noção de espaço e resolvem questões com mais facilidade.
Dos dez animais mais inteligentes 70% eram vira-latas. Ser um cão de raça pura não melhora sua inteligência.
Alguns podem não ter a beleza e a nobreza de um cão de raça, mas isso lhes é compensado pela esperteza e simpatia.


Fontes: Terra / Vida De Cão

Nenhum comentário: