quarta-feira, abril 15, 2009

Amizade real X amizade virtual

Amizade real X amizade virtual

Os jovens brasileiros não usam a internet apenas para criar novas relações, mas também para manter as amizades presenciais.
Segundo especialistas, essa é uma prática saudável, já que funciona como uma expansão do ciclo de conhecidos.
Como o jovem fica muito tempo conectado, ele mantém uma rede social de amigos virtuais muito grande. Esse tipo de contato tem uma maior frequência sim, mas não está substituindo as amizades reais, só acrescentando. Fora de casa se tem amizades e dentro também, na Internet
Essa aproximação virtual vem se intensificando pela falta de tempo das pessoas. Com isso, fica cada vez mais difícil manter, diariamente, um contato direto. Nesse caso trazê-las para o computador acaba facilitando. Hoje em dia todo mundo tem um acesso muito fácil a Internet. Por mais que estejam distantes os amigos ou os conhecidos, através de MSN, Orkut, e-mail, a gente consegue acessá-los rapidamente.


O perigo sempre existe

Mesmo possibilitando a expansão das amizades, é necessário ter cuidado redobrado quanto o assunto é amizade pela internet. De acordo com pesquisa realizada pela Safernet Brasil (associação de combate aos perigos na Internet) com 875 jovens internautas brasileiros, 79% deles têm amigos virtuais, sendo que 28% já se encontram presencialmente com algum deles.
Infelizmente sempre existe o perigo. Esses encontros podem colocar as pessoas em risco. Alguns, para se sentirem à vontade na Internet, criam personagens, expressam valores, comportamentos e opiniões que podem não ser reais. No lugar de um amigo virtual pode ser um aliciador, um sequestrador, nunca se sabe.
Para evitar problemas sérios, aconselha-se que os primeiros encontros reais com os conhecidos na internet sejam sempre marcados em lugares de fácil acesso e movimentados. Outra precaução é deixar alguém avisado sobre o encontro e nunca trocar informações pessoais.


Ponto positivo

Há uma característica muito interessante nas amizades virtuais. Talvez devido à proteção do anonimato, não se perde muito tempo para se dizer o que se pensa, virtualmente. Virtualmente, as pessoas não se sentem muito na obrigação de serem polidas e se mostram mais rapidamente. Pode acontecer de fazermos confidências a um amigo virtual depois de alguns dias que talvez levassem meses para acontecer caso a amizade fosse "real". Virtualmente tendemos, de modo geral, a sermos mais diretos e objetivos. Mesmo usando nicks e dados inverídicos, não importa, mostramos muito do que somos em nossa essência. Isso provavelmente fará com que algumas amizades virtuais sejam mais autênticas do que as amizades "reais".


Fontes: Universidade Metodista de São Paulo / Yahoo

Nenhum comentário: