terça-feira, março 31, 2009

CLIP DO DIA

A cantora Helen Folasade Adu, mais conhecida como Sade Adu, nasceu no dia 16 de janeiro de 1959.
Nascida na Nigéria, mas criada em Colchester, Reino Unido, onde foi viver com a sua mãe (britânica) quando esta se separou do seu pai (nigeriano). Cresceu ouvindo mestres do soul como Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donny Hathaway. Apesar dessas influências e mesmo ouvindo no período de sua adolescência, não decidiu dedicar sua vida à música. Tanto que estudou desenho de moda no 'St Martin's Art College'. Porém, logo descobriu que o mundo da moda não lhe permitia um bom equilíbrio entre o gosto de criar e a necessidade de ganhar a vida.
Descobriu o seu talento musical quando aderiu a uma banda formada por alguns dos seus amigos de colégio. Rapidamente passou a ser a vocalista de uma banda de funk latino chamada Pride. Ganhou gosto por compor (foi nesta fase que escreveu o hit “Smooth operator”). Aos 24 anos Helen assumiu-se como elemento central de uma nova banda, Sade, formada por ela e por integrantes da então extinta Pride - Stuart Matthewman, Andrew Hale e Paul Spencer Denman.
Seu álbum de estréia, Diamond Life, que incluía o single “Smooth operator”, foi Top Ten na Inglaterra em 1984. O álbum seguinte, Promise, de 1985, tinha os singles “Never as good as the first time” e “The sweetest taboo” e ficou nas paradas norte-americanas por seis meses.
Em 1985, Sade participou do filme do diretor inglês Julian Temple, Absolute Beginners, interpretando, lógico, uma cantora chic e sexy.
Em 1986, Sade ganhou o Grammy como artista revelação, e logo mudou-se para Madri na Espanha. Em outubro de 1989 casou com Carlos Scola, um diretor de cinema espanhol, mas o casamento durou pouco, com a cantora retornando para Londres.
Sade mudou-se para a Jamaica na metade da década de 90, onde vive com Bob Morgan, um produtor jamaicano, e em 21 de julho de 1996 deu a luz ao seu filho Ila.

"Paradise" - Sade

Nenhum comentário: