segunda-feira, novembro 24, 2008

Você sabia?

Você sabia que Haumea é um planeta bizarro com uma forma de charuto inchado?

Haumea era mais conhecido como 2003 EL61 e foi classificado como o quinto planeta anão no Sistema Solar.
Agora a família de planetas anões no Sistema Solar conta já com cinco elementos. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Éris e Makemake.
A descoberta de Haumea foi anunciada em meados de 2005, e o objecto foi inicialmente nomeado com a designação temporária de 2003 EL61.
O seu diâmetro é aproximadamente o mesmo que o do planeta anão Plutão; no entanto, a sua estranha forma implica que é muito mais fino. Sabe-se também que roda muito depressa, completando uma volta em torno de si próprio a cada 4 horas. Há até quem tenha sugerido que esta rápida rotação possa ser a razão por que Haumea veio a ser como é - o plutóide foi alongado pelo seu movimento de rotação.
Abaixo uma comparação de tamanho entre Haumea, a Terra, Plutão e alguns corpos trans-Netunianos.Haumea situa-se entre os objetos trans-Netunianos, um vasto anel distante de corpos rochosos e gelados no Sistema Solar exterior. Neste momento encontra-se a aproximadamente 50 vezes a distância entre a Terra e o Sol.
O planeta anão Haumea encontra-se rodeado na sua órbita por dois satélites que se pensa terem sido criados por impactos no seu passado. Durante estes impactos, partes da superfície gelada de Haumea foram libertadas. Os detritos destes impactos pensam-se então que tenham formado as duas luas.
Depois da sua descoberta, em 2005, as luas também ganharam designações temporárias, mas agora já têm nomes dados pelos dois grupos de trabalho da União Astronômica Internacional. A primeira e maior lua é chamada Hi'iaka. A segunda lua de Haumea tem o nome de Namaka.


Fonte: Astronomia On Line

Nenhum comentário: