domingo, novembro 23, 2008

Você sabia?

Você sabia que não existe uma espécie distinta de felino chamada "pantera negra"?

O termo "pantera negra" é usado como referência aos grandes felinos negros.
No entanto, não há uma espécie distinta de felino chamada pantera negra. Aliás, ao longo dos anos esse termo é utilizado como um nome comum que se aplica a qualquer grande felino que possui uma pelagem negra.
Quando vemos uma foto de uma pantera negra, é muito provável que estejamos a ver a foto de um leopardo ou possivelmente de uma onça com coloração melanística.O termo "melanística" é derivado da palavra "melanina", um pigmento colorido escuro da pele e do cabelo. Leopardos com características melanísticas são mais frequentemente encontrados em florestas tropicais densas do Sudeste da Ásia. Acredita-se que a sua coloração escura seja uma camuflagem perfeita no interior das florestas em condições onde há pouca luz solar, o que é uma grande vantagem na hora da caça.O leopardo negro é um mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede entre 90 cm de altura, 1,50 m de comprimento, sem incluir a cauda (1 metro de cauda).
As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesam cerca de 80 kg. Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. As suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou um antílope.Como vivem em ambientes muito diversos, a alimentação destes felinos é também muito variada. Mas, em geral, as suas presas são animais de tamanho médio como Antílopes, Cervos, Macacos e Cães. São encontrados nas selvas quentes da Malásia, Sumatra e na Etiópia.
Fonte: Reino Animal

Nenhum comentário: