segunda-feira, novembro 10, 2008

Você sabia?

Você sabia que o jacaré-açu é uma espécie de jacaré que chega a ser maior e mais pesado do que alguns crocodilos?

O jacaré-açu (Melanosuchus niger) é uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul.
É a maior espécie de jacaré, com tamanho médio de 3,5 a 4 metros e mais de 300 kg. Já foram encontrados exemplares com mais de 5,5 metros de comprimento e possivelmente 1/2 tonelada de peso.
O jacaré-açu, também conhecido como caimão-preto, jacaré-negro ou jacaré-gigante, é um predador de topo de cadeia alimentar; exemplares adultos de grandes dimensões podem predar qualquer animal de seu habitat inclusive outros predadores de topo se forem surpreendidos por esse animal (como onças, pumas, jibóias e sucuris).Normalmente ele se alimenta de pequenos animais como tartarugas, peixes, capivaras e veados.
Ao contrário do que se pensa, o jacaré-açu não é agressivo, como o primo crocodilo. Só ataca quando é ameaçado.
A principal tarefa do jacaré-açu durante o dia é ficar parado. Na verdade essa característica do réptil é por ele necessitar ficar parado no sol para a regulação de temperatura interna. Até mesmo pra acelerar a digestão e outros processos fisiológicos.A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas pões de 40a 50 ovos. E ao contrário de todos os répteis, a mãe protege o ninho e depois os filhos até eles ficarem independentes.
Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100.
É uma espécie que esteve à beira da extinção devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne. Atualmente encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil.
Fontes: Wikipédia / DFTV

Nenhum comentário: