sexta-feira, novembro 07, 2008

Você sabia?

Você sabia que tirar uma sesta durante a tarde pode ajudar a fixar memórias no cérebro?

Uma pesquisa conduzida na Universidade de Haifa, em Israel, sugere que tirar uma sesta durante a tarde pode ajudar a fixar memórias no cérebro, informou o site LiveScience. Segundo o pesquisador Avi Karni, encostar por 90 minutos por dia seria o suficiente.
Karni, que é um dos autores do estudo publicado recentemente na revista Nature Neuroscience, dispôs uma complexa seqüência e pediu que voluntários tentassem memorizá-la. Então, dividiu o grupo em dois: o primeiro dormiu por uma hora durante a tarde, o segundo, não.
Depois de dormir durante a noite, os dois grupos estavam no mesmo nível. No entanto, as pessoas que dormiram também durante a tarde apresentaram uma capacidade muito maior de memorização quando comparado aos que ficaram acordados. O pesquisador Avi Karni diz que 90 minutos seriam ideais.
Ainda não se conhece o exato mecanismo do processo de memorização que ocorre durante o sono, mas os resultados da pesquisa sugerem a possibilidade de que seja possível que a sesta acelere a consolidação da memória. Segundo Kani, no futuro, será possível que isso seja feito artificialmente.


Fonte: Terra

Nenhum comentário: