domingo, novembro 02, 2008

Você sabia?

Você sabia que é possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra?

Praticamente, qualquer imagem da Lua serve para vermos centenas de crateras de variados tamanhos que podem ser observadas através de lunetas, binóculos e telescópios, e então veremos milhares delas espalhadas por toda a superfície da Lua. Claro que a Terra também foi palco de muitos choques com meteorito que aqui bateram desde sua origem e durante a evolução de sua história geológica. Mas a Lua apresenta uma enormidade de crateras visíveis porque ela não tem atmosfera para queimar a maioria dos meteoróides que são atraídos por sua gravidade, e nem alguns dos processos de erosão eólica, química e física como acontece na Terra; e dessa forma, todos os meteoróides que chegam muito próximos da Lua se chocam contra sua superfície.
Tanto na Lua como em outros corpos do Sistema Solar, a maioria das crateras apresenta forma circular, têm uma depressão central, bordas elevadas e uma cobertura de material ejetado a rodeá-la e outras ainda apresentam uma saliência, elevação ou pico, central bastante pronunciada. Embora algumas raras crateras lunares apresentem formato de oval alongada a esmagadora maioria delas que nós vemos na Lua, na Terra e nos outros corpos do Sistema Solar são totalmente ou quase circulares. A razão disso é que uma explosão acontece nos impacto e as forças associadas a uma explosão sempre são esfericamente simétricas.
A vasta maioria das crateras lunares é formada através de impactos, e várias vazões podem ser dadas para explicação esta afirmação. O fato das crateras apresentarem formas circulares é que o ejecta delas normalmente é radialmente simétrico, apontam para a origem das crateras de uma fonte centralizada muito pequena. O material lançado de crateras grandes é significativo e indica que grandes quantias de material foram deslocadas do local da cratera. Em alguns casos, o material ejetado como também pequenas crateras secundárias pode ser encontrado a milhares de quilômetros de seu ponto de origem. Isto mostra que eles foram lançados a quase a velocidade de fuga lunar. A energia exigida para causar este tipo de movimento de massa de uma zona central pequena só pode vir de impacto de objetos do espaço.
A crosta lunar não é bastante forte para conter um tal pressionamento de um ponto pequeno sem lançar energia para criar grandes crateras lunares. Foi sugerida a idéia de que um colapso pudesse causar grandes crateras lunares, mas a idéia de colapso não pode explicar o material lançado a distância e espalhado ao redor de crateras.
O chamado lado escuro da Lua (não visível da Terra) apresenta um largo registro do bombardeio sofrido pela Lua ao longo de sua história, o que exemplifica o ataque inexorável de objetos vindos do espaço que imprensaram com a superfície lunar e que caracterizou a maioria de sua história.
As crateras nesta área da face não visível são encontradas em várias formas, tamanhos, e graus de degradação que atesta uma grande variedade de processos formativos, energias de formação, e idades. Cada cratera circular individual provavelmente foi produzida pelo impacto de um corpo do espaço interplanetário - quanto maior for a cratera, uma mais alta energia foi necessária para provoca-la; quer dizer, um corpo maior despendeu uma maior velocidade e energia de impacto. Os primeiros maiores impactos que aconteceram na Lua apagaram todas as características mais antigas e produziram as crateras que enche a maioria da cena lunar em ambas as faces da Lua.
Fonte: Geocities

Nenhum comentário: