segunda-feira, novembro 10, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

Encélado, um satélite natural de Saturno, foi fotografado a meros de 25 km de distância pela sonda Cassini da NASA.

Apesar dessa lua ter apenas 498 km de diâmetro, é muito ativa emitindo calor do seu interno, agitando sua superfície e ejetando partículas microscópicas de gelo na órbita de Saturno através do criovulcanismo.
A geologia de Encélado é complexa, incluindo falhas na superfície, dobras e crateras ténues. A lua passou por actividade geológica nos últimos quatro mil milhões de anos até ao presente.
Estudos feitos com recurso às imagens obtidas pela sonda Voyager 2 mostraram que Encélado possui pelo menos cinco tipos diferentes de terreno, incluindo várias regiões de terreno crivado, terreno plano recente e faixas de terreno acidentado. Foram ainda observadas fissuras lineares de dimensão considerável. Dada a relativa falta de crateras nas planícies, estas regiões têm, provavelmente, menos de 100 milhões de anos. Desta forma, Encélado derá ter tido actividade recentemente com recurso a "vulcanismo de água" ou outros processos que renovam a superfície. O gelo novo e limpo que domina a sua superfície, torna Encélado no corpo celeste do sistema solar com maior albedo (0.99).
Dado que Encélado reflecte praticamente toda a luz que recebe do Sol, a temperatura média à superfície é de -198 °C, algo mais frio que as outras luas de Saturno. A atmosfera é uma fina cobertura composta por vapor de água, e sua maior no pólo sul se deve a atividade geológica na região, que é a mais quente do satélite, com -163 °C.
A sonda Cassini parece ter encontrado provas da existência de reservatórios de água líquida que entra em erupção ao estilo de géisers (que podem atingir mais de cem metros de altitude devida à reduzida força gravítica). A existência deste tipo de actividade geológicaa num mundo tão pequeno e frio acrescenta significativamente o número de habitats com capacidade de sustentar organismos vivos no sistema solar.
Encélado possui um período orbital de 1,37 dias.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: