segunda-feira, novembro 17, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

A migração anual das borboletas-monarca fascina os seres humanos há mais de um século.

Quando o inverno se aproxima, milhões desses insetos deixam diversos lugares do norte dos Estados Unidos e sul do Canadá e voam ininterruptamente até uma única localidade, com cerca de 100 km2, na região central do México. Como elas são capazes de tal precisão é a pergunta que sempre se fizeram muitos cientistas.
Vários estudos mostraram nos últimos anos que o instrumento de navegação das borboletas-monarca é na verdade seu relógio biológico, que funciona como uma espécie de bússola solar que se orienta pela duração do dia e da noite. As engrenagens desse relógio biológico, no entanto, só foram reveladas recentemente numa pesquisa realizada na Universidade de Massachusetts.
Os pesquisadores identificaram um novo mecanismo associado ao relógio biológico, diferente do de outros insetos e de mamíferos, levando a crer que a bússola solar das borboletas-monarca é um marca-passo interno ainda mais antigo do ponto de vista evolutivo. Esses resultados ensinam muito sobre a evolução dos relógios biológicos em geral. Segundo pesquisadores, essas borboletas se orientam por dois mecanismos: um deles é parecido com o de outros insetos e o outro, com o dos mamíferos. Em algum ponto da história deste planeta, essas engrenagens bioquímicas seguiram caminhos diferentes.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: