domingo, novembro 02, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

O Monte Augustus é conhecido como o maior monolito do mundo.

O Monte Augustus está localizado no National Park Mount Augustus, a 852 km ao norte de Perth, 490 km pela estrada leste de Carnavon e 390 km ao noroeste de Meekatharra, no oeste da Austrália.
Fica a 1105 metros de altitude e, com aproximadamente 860 m de altura, cobre uma área de 47.95 km².
Ele possui um cume central de 8 km de comprimento.
Composto de arenito e conglomerado, o Monte Augustus é uma formação conhecida pelos geologistas como Arenito Mount Augustus, e é coberto por um granito mais velho na extremidade norte. O Arenito Mount Augustus é uma deposição de antigos sistemas fluviais e algo mais novo que o antigo granito de 1,65 bilhões de anos abaixo dele. Os sedimentos originalmente horizontais, foram dobrados em um assimétrico anticlinal por movimentos de terra posteriores.
Francis Thomas Gregory alcançou a cimeira em 3 de junho de 1858 durante sua épica jornada de 107 dias pela região de Gascoyne. Semanas depois ele nomeou o pico em homenagem ao seu irmão, Augustus Charles Gregory (1819 - 1905). Nessa época, Augustus estava em sua última expedição, o fracassado saque pela Queensland ocidental na intenção de procurar a localização de Ludwig Leichhardt.


Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde, sei que há muitas informações na net e uma vez pesquisando na rede vi um site que dizia que a maior pedra do mundo é a Monte Augustus. Esta foto que está no seu blog se trata da Pedra de Ayers, o Uluru, condiderada a segunda maior pedra do mundo. gostaria que solucionasse esta dúvida