domingo, novembro 02, 2008

A dieta das cores

A dieta das cores

Veja como é simples atingir a ingestão mínima diária de 400 gramas de vegetais e frutas que a Organização Mundial da Saúde recomenda.
Coma, todos os dias, uma variedade de cores: laranja, amarelo, vermelho, verde, azul, branco e marrom.
O número de porções de vegetais e frutas que você deve comer por dia pode variar de 5 a 9 e irá depender da sua necessidade energética diária.
As Cores funcionam como um Guia que facilita a identificação dos nutrientes e fitoquímicos, assim como seus respectivos benefícios e propriedades funcionais.
Qualquer que seja a estação do ano - primavera, verão, outono, inverno - a natureza oferece uma gama enorme de cores capaz de agradar ao paladar de "gregos e troianos". Por isso, motivos não faltam pra você começar, desde já, a colorir seu prato.


Laranja / amarelo

Vegetais e frutas laranjas são ricos em betacaroteno, um antioxidante natural que fortalece o sistema imunológico. O grupo amarelo contém as Vitaminas antioxidantes C e E; Ácido Fólico, uma vitamina do Complexo B que previne defeitos no tubo neural em recém nascidos e reduz os riscos das doenças do coração.
São eles: mamão, damasco, laranja, nêspera, maracujá, melão amarelo, abacaxi, batata, tomate, pimentão e outros.


Vermelho

O licopeno é o pigmento que confere a cor vermelha ao tomate, goiaba vermelha, melancia. Está presente também no mamão e no damasco. Tem um grande poder antioxidante e está relacionado a prevenção de doenças do coração e diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata.




Verde

A cor verde pode ser relacionada à presença dos carotenóides luteína e zeaxantina, encontrados no espinafre, brócolis, couve flor, couve manteiga, couve de bruxelas, repolho, almeirão, mostarda, catalonha, acelga, pimentão, kiwi e outros.
A luteína e zeaxantina vem sendo estudadas pela habilidade em proteger a saúde dos olhos, fortalecendo a retina de possíveis danos.
Os verdes também garantem a presença na dieta de ácido fólico, fibras e minerais essenciais.


Azul / púrpura

A antocianina, pigmento antioxidante responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversas frutas e vegetais, vem sendo associada à redução da oxidação da LDL - Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário. Está presente na berinjela, repolho roxo, amora, cereja, nectarina, uva rosada, framboesa e outros.


Branco

Vegetais da família da cebola, incluindo o alho, a cebolinha, o alho porró, contêm o fitoquímico alicina que vem sendo associado à redução do colesterol, da pressão sanguínea e à capacidade de combater infecções.




Marrom

Neste grupo estão os frutos oleaginosos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, sementes).
Apesar da elevada quantidade de gorduras, estas são em sua maioria (75%) de ótima qualidade: ácido oleico (gordura monoinsaturada) e ácido linoleico (gordura poliinsaturada).
O grupo marrom contém ainda fibras insolúveis, minerais como selênio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, Vitaminas E, B1, B2, niacina, ácido fólico, B6 e proteínas (em torno de 20%).


Fonte: Copacabana Runners

Nenhum comentário: