domingo, novembro 09, 2008

CLIP DO DIA

O violonista brasileiro BADEN POWELL nasceu no dia 6 de agosto de 1937, no Rio de Janeiro.
Filho de Dona Adelina e do violinista Lino de Aquino, que deu-lhe esse nome por ser fã do criador do Escotismo, general britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. É pai do pianista e tecladista Phillipe Baden Powell e do violonista Louis Marcel Powell (ambos nascidos na França) e primo do violonista João de Aquino.
Aos nove anos começou a estudar violão, mas só ficou famoso no Brasil quando constituiu uma parceria com Vinicius de Moraes, que escreveu versos para suas composições, criando o gênero dos afro-sambas.
Com Vinicius, criou músicas como o "Samba da Bênção", "Samba em Prelúdio", "Deixa" e "Canto de Ossanha".
Em 1962, fez sua primeira viagem à Europa, quando se tornou o mais prestigioso artista brasileiro, realizando apresentações e gravações em vários países.
Sua fama foi aumentando com seus discos, principalmente na Alemanha. Continuou dando concertos, também nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de se apresentar com Stan Getz.
Teve músicas gravadas por Beth Carvalho, Elis Regina, Elizeth Cardoso e outros.
Baden Powell tinha uma maneira única de tocar violão, incorporando elementos virtuosísticos da técnica clássica e suíngue e harmonia populares. Ele explorou de maneira radical os limites do instrumento, o que o transformou em uma rara estrela nacional da área com trânsito internacional.
Depois de passar várias semanas no hospital, Baden Powell morreu no dia 26 de setembro de 2000, aos 63 anos.

"Tristeza" - Baden Powell

Nenhum comentário: