segunda-feira, novembro 03, 2008

CLIP DO DIA

O embrião do BLACK SABBATH surgiu no ano de 1966, em Aston, uma cidade perto de Birmingham, Inglaterra.
A história começou, quando o guitarrista Anthony "Tony" Iommi e o baterista William "Bill" Ward (ambos do grupo Mithology) leram em uma loja, o anúncio de um cantor que foi à procura de membros para formar uma banda. O cantor foi John "Ozzy" Osbourne que, aliás, foi um rival de acérrimo de Iommi durante a escola. Iommi e Ward foram para casa de Ozzy e decidiram formar um complexo musical. Osbourne levou ao grupo, outros dois músicos que tinham tocado com ele na banda Rare Breed: os guitarristas Terence "Geezer" Butler e Jimmy Phillips. Mais tarde, Butler assumiu o papel de baixista.
A banda escolheu o nome inicialmente de Polca Tulk Blues e, depois, encurtado para Polca Tulk, e começou a construir um repertório, principalmente blues. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para "Earth". A formação exibe em vários locais, tocando covers de Jimi Hendrix, Blue Cheer, Cream e The Beatles, e esculpiu o primeiro demo, em 1968. É recolhido algum êxito no espaço de "pubs" britânicos e permitiu que o grupo a fazer o nome no exterior, graças a gerente Jim Simpson.
Após um curto período, o nome da banda foi mudado porque havia outro grupo denominado "Earth". A escolha do nome, mais tarde, veio à idéia de Butler, um grande fã dos romances de "magia negra" e "terror" de autores como Dennis Wheatley. Butler tinha visto o filme de 1963, Black Sabbath por Mario Bava, e escreveu uma canção que incorpora o título do filme. Isto se tornou o novo nome do grupo.
O primeiro trabalho, Black Sabbath, teve um grande sucesso (oitavo nas classificações inglesas), devido em grande parte, à presença histórica das composições como "Black Sabbath", "The Wizard" e "N.I.B.". O disco, para muitos, apresentou o caso original e diferente do rock tradicional, paisagem dessas vezes, tanto para a música tanto para as letras.
O próximo álbum, Paranoid, era (e ainda é) o maior sucesso comercial do grupo (primeiro nas colocações inglesas e sete discos de platina e um de ouro) e é considerado de grande importância para o aparecimento do heavy metal. O trabalho ganhou milhares de fãs em todo o mundo, graças as canções como "Paranoid", "Iron Man", "Electric Funeral" e "War Pigs". Com este trabalho, o grupo mostrou ir além da imagem "negra", compondo canções com temas mais maduros, como "War Pigs", que crítica políticos considerados responsáveis pelos horrores da guerra, ou "Iron Man", que tem um texto puramente ciência-ficção.
Em 1977, após a turnê de Technical Ecstasy, Osbourne deixou o grupo, conseqüência de problemas derivados da sua dependência de álcool e drogas. Após a saída de Osbourne, o grupo não apresentou uma formação sólida, atingindo, muitas vezes, o ponto de instabilidade e assolando vários músicos durante a sua próxima carreira.
Posteriormente, houve numerosas mudanças na banda, e Iommi era o único componente fixo. Ronnie James Dio, Ian Gillan, Glenn Hughes, Cozy Powell, Neil Murray e Tony Martin são alguns grandes músicos que tiveram passagem pela banda.
Em 1997, Ozzy deu vida em seu festival, Ozzfest. Na última parte do show, Butler e Iommi (e, posteriormente, também Ward) apareceram no palco para tocar algumas canções clássicas do Sabbath. Com a formação original, foi gravado, em 1998, o álbum duplo ao vivo, Reunion, composto exclusivamente de canções de Osbourne em versões ao vivo, mas que também incluiu mais de duas novas canções de estúdio. Em 2000, a banda foi premiada pelo Grammy, na categoria "Melhor Desempenho de Metal", graças à canção "Iron Man".
Em 13 de Março de 2006, o Black Sabbath entrou para o Rock and Roll Hall of Fame.

"Sabbath Bloody Sabbath" - Black Sabbath

Nenhum comentário: