terça-feira, outubro 14, 2008

Você sabia?

Você sabia que a língua do tamanduá pode passar de meio metro de comprimento?

É um verdadeiro aspirador de formigas. Sua língua é longa se comparada com o tamanho do corpo de outros mamíferos, chegando a medir 60cm de comprimento e 12cm de largura.
Tem saliva pegajosa para capturar o máximo de formigas ou cupins, podendo extender e recolher a lígua numa incrível velocidade de até 150 vezes por minuto. Sua língua pegajosa, de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias de formigueiros. depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua.Os tamanduás são os únicos mamíferos que não possuem dentes. Os insetos são esmagados nas partes dura da boca e com os músculos do estômago. Ele também ingere areia e pequenas pedras para ajudar na digestão dos insetos.
A espécie mais conhecida é o tamanduá-bandeira. É um animal de aspecto bem diferente, solitário, pacífico e cauteloso que costuma caçar tanto durante o dia como durante a noite. Pode-se encontrar este estranho animal desde a América central (Belize) até a América do Sul (Argentina).Este mamífero tem uma pelagem espessa que se torna maior na cauda. O focinho dele tem formato cilíndrico. Sua visão é fraca, mas sua capacidade de olfação é bem aguçada (cerca de 40 vezes maior que a do homem), desta forma, ele não tem problemas para localizar facilmente um formigueiro ou um cupinzeiro na hora de se alimentar. O peso de um adulto desta espécie pode pesar até 40 kg, seu comprimento pode chegar até 2m (incluindo a cauda) e sua altura pode atingir 60 cm. Eles têm uma coloração acinzentada, com faixas diagonais pretas com as bordas brancas.Este animal é dotado de fortes e longas garras dianteiras com as quais escava as resistentes paredes dos formigueiros e cupinzeiros onde, em seguida, introduz sua língua, pegajosa e longa (aproximadamente 60 cm), que é utilizada para explorar as galerias do formigueiro e levar os insetos à boca, normalmente formigas, cupins, larvas, besouros. Por dia o tamanduá-bandeira é capaz de ingerir até 30.000 insetos. As garras também são utilizadas para se defender dos predadores, situação na qual o tamanduá-bandeira abraça seu predador para cravar-lhe as longas garras. É daí que surge a expressão popular “abraço de tamanduá”.Infelizmente o tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção devido ao fato do homem estar destruindo seu habitat. Os fatores que têm contribuído para isso são: a caça indiscriminada, as queimadas (e seu pêlo é extremamente inflamável) e o avanço da agropecuária no cerrado (ecossistema que, por ser bem aberto, não possui lugares onde o tamanduá-bandeira possa se esconder).
Estes animais são vistos juntos somente na época da reprodução, normalmente na primavera. A fêmea tem apenas um filhote por ano, este filhote nasce, após uma gestação de 190 dias, muito frágil com aproximadamente 1,3 kg. Ele é carregado no dorso de sua mãe e alimentado durante os primeiros 9 meses, período em que só se alimenta de leite.
Fontes: Geocities / Info Escola

Nenhum comentário: