terça-feira, outubro 07, 2008

Você sabia?

Você sabia que a raposa voadora possui uma envergadura que chega a alcançar 2 metros?

As raposas voadoras são morcegos grandes, megaquirópteros, frugívoros encontrados na Malásia e no arquipélago da Indonésia e também por todo o Pacífico Sul. Todas comem frutos e algumas espécies também se alimentam de néctar.
Existem 60 espécies de raposas voadoras, sendo que a maior delas possui uma envergadura de 2 metros e chega a ultrapassar o tamanho de uma criança pequena.
Estes animais usam sua excelente visão e seu olfato, mais do que a ecolocalização, para localizar o alimento durante a noite.Na época do frio, a raposa-voadora se enrola em sua membrana em vez de ficar como seus parentes, os morcegos pequenos da Europa e América. Ela cobre a cabeça, o focinho e até um dos pés, enquanto se pendura pelo outro. Se a temperatura sobe a mais de 35°C, ela usa uma de suas asas como um leque. Pode até umedecer seu corpo com a própria saliva para se refrescar com a evaporação.
Empoleiradas de cabeça para baixo no topo das árvores das florestas tropicais, elas formam colônias de até um milhão de espécimens. As colônias emitem sons estridentes e agudos.Procuram abrigo até mesmo nas cidades, aparentemente sem ligar para o barulho. A noite elas saem à procura de frutos, de cujo suco se alimentam. Ao contrário dos morcegos comedores de insetos, as raposas-voadoras têm olhos grandes e não usam ondas ultra-sônicas para se orientar. Se não houver luz alguma, elas encontram os fruto que comem graças ao seu olfato apurado.
A raposa voadora é um alimento muito valorizado na culinária de alguns países do mundo.
Seu tempo de vida é de aproximadamente 20 anos.
Fontes: Ache Tudo E Região / Web Cine

Nenhum comentário: