quinta-feira, outubro 02, 2008

Você sabia?

Você sabia que na sua rota de migração, as garças-vermelhas passam pelo deserto do Sahara numa travessia que leva entre 30 a 60 horas?

É uma espécie migradora e dispersiva. Após deixarem a colônia, os juvenis dispersam em todas as direções e mantém-se nômades pelo menos até o mês de Agosto. A verdadeira migração pós-nupcial inicia-se em Outubro e prolonga-se até Dezembro. Uma minoria populacional inverna na bacia do Mediterrâneo, no Egito e desde o sul do Mar Cáspio até à Arábia. A grande maioria das aves européias inverna em África, a sul do deserto do Sahara. Na Primavera, os primeiros migradores chegam às áreas de reprodução em Março, embora a maioria chegue apenas em Abril ou mesmo em Maio.A garça-vermelha alimenta-se principalmente de peixes e insetos, embora também capture outras presas como anfíbios, répteis, pequenos mamíferos, aves e, ocasionalmente, crustáceos, moluscos e aranhas. Procura o seu alimento solitariamente, mantendo-se praticamente imóvel ou andando lentamente em zonas de densa vegetação. Alimenta-se sobretudo de manhã cedo e ao final da tarde, embora possa ser vista a fazê-lo durante todo o dia.A área de reprodução da Garça-vermelha na Europa estende-se desde a Holanda e da Polónia, a Norte, até Espanha, Portugal e Itália, a Sul, e até à Turquia e ao Mar Cáspio, a Este. Em África nidifica em Marrocos, Argélia e ainda na África Ocidental e do Sul. A população reprodutora européia está estimada entre 49.000 e 100.000 casais.Em Portugal a população foi estimada entre 100 a 500 casais em 1991. A área de reprodução mais importante é o Estuário do Tejo, com 153 a 168 casais em 1996.
Nidifica colonialmente em densidades que podem ser mais ou menos elevadas, podendo criar também em colónias mistas com outras espécies de Ardeídeos. O ninho é construído sobre caniços mortos (em geral do ano anterior ao da reprodução), cerca de 0.5 - 1 m acima do nível de água; mais raramente pode nidificar em árvores.A postura, de 3 a 6 ovos, é iniciada em meados de Março ou mais tarde, dependendo da área geográfica e das condições climatéricas; a incubação, feita pelas aves de ambos os sexos, demora em média 26 dias. As crias são semi-altriciais e nidícolas, podendo sair do ninho e trepar pelos caniços com 8 a 10 dias de idade ou mesmo trocar o ninho por plataformas construídas pelos adultos com cerca de 20 dias de idade. Os progenitores alimentam as crias regurgitando o alimento directamente do seu bico. As crias atingem a emancipação com 45 – 50 dias e são reprodutoras no primeiro ano de vida.
Fonte: Naturlink

Nenhum comentário: