terça-feira, outubro 28, 2008

PÉROLAS MUSICAIS DO PASSADO

Camel - Moonmadness (1976)

O Camel foi formado em 1971 quando os ex-membros do The Brew, Andrew Latimer (guitarra), Andy Ward (bateria) e Doug Ferguson (baixo) recrutaram Peter Bardens (teclado).
Após uma apresentação inicial para cumprir um acordo com o nome On, mudaram seu nome para Camel e realizaram em 4 de dezembro sua primeira apresentação no Waltham Forest Technical College em Londres.
Em agosto de 1972 a banda assinou com a MCA Records e seu álbum de estréia Camel foi lançado seis meses após.
O quarto álbum Moonmadness foi lançado em 1976, continuando o sucesso dos anteriores, mas foi o último com a então atual formação da banda.
Moonmadness marca o fim da era clássica do Camel, sendo o último álbum com o baixista Doug Ferguson, que mesmo aparentemente um tanto "substituivel" caracterizava muito a sonoridade do grupo. E se é pra fechar esta grande fase, que seja com chave de ouro. Moonmadness é sensacional, está tudo aqui, a passional guitarra de Latimer ("Chord Change"), os impagáveis solos de Bardens ("Song Within a Song" e "Lunar Sea") e a gentil flauta também de Latimer ("Air Born"). A banda aqui acabou utilizando mais sintetizadores atingindo um som mais espacial e menos rock 'n roll. Os vocais também são em maior quantidade.
A sinergia e integração dos quatro músicos neste trabalho são simplesmente perfeitas. Andrew Latimer é indiscutivelmente um dos melhores guitarristas que já surgiram dentro do gênero rock progressivo, além de ser também um brilhante flautista. É realmente incrível o quanto ele consegue transmitir de emoção num solo de guitarra ou num toque de flauta. Os outros músicos são todos de altíssimo nível também e têm participações igualmente importantes ao longo de todo este trabalho. A dupla Doug Ferguson (baixo) e Andy Ward (bateria) cuidam da seção rítmica com toda a competência que lhes é peculiar.
Este é um álbum conceitual, cada música reflete a personalidade de um integrante, 'Chord Change' é Peter Bardens, com um solo de guitarra de Latimer muito emocional, as vezes fazendo lembrar a fase Wish You Were Here do Pink Floyd. 'Air Born' é Andy Latimer, e a beleza dessa música é extraordinária, seja na flauta do começo, nos vocais e na banda em geral. 'Lunar Sea' é Andy Ward, sendo outra ótima música onde destaca-se os teclados espaciais de Bardens, numa autêntica viagem cósmica de mais de 9 minutos. 'Another Night' é Doug Ferguson, sendo a música que mais alcançou a mídia, mas ainda assim ótima.
O tecladista Peter Bardens indiscutivelmente é o maior destaque entre os músicos que participaram do álbum, pois além de ter sido um forte compositor para o Camel, fazia um duo vital para a grande parte das composições junto com o guitarrista Andrew Latimer.
A saída de Bardens ocorreu precisamente na metade do ano de 1978 e no dia 23 de Janeiro de 2002, viria infelizmente a falecer.
Mel Collins (saxofone) reuniu-se com a banda para a turnê seguinte, começando um relacionamento de oito anos com o grupo. Ward estava direcionado para um som mais jazz, o que levou à saída de Ferguson da banda no início de 1977.Sem dúvida, um dos 3 melhores discos de rock progressivo da história. O conjunto instrumento-voz é perfeito. Mesmo se tratando de uma banda que poucos privilegiados conhecem, se trata também de uma das melhores bandas de progressivo de todos os tempos, equiparando-se com monstros sagrados como Pink Floyd e Genesis.
Em resumo, Moonmadness é uma obra de arte incomparável e atemporal.

Faixas

1- "Aristillus" (Latimer) – 1:56
2- "Song Within a Song" (Bardens, Latimer) – 7:14
3- "Chord Change" (Bardens, Latimer) – 6:44
4- "Spirit of the Water" (Bardens) – 2:07
5- "Another Night" (Bardens, Ferguson, Latimer, Ward) – 6:57
6- "Air Born" (Bardens, Latimer) – 5:01
7- "Lunar Sea" (Bardens, Latimer) – 9:10

Bonus Tracks (2002)

8- "Another Night" (Single Version) – 3:22
9- "Spirit of the Water" (Demo) – 2:13
10- "Song Within a Song" (Recorded Live at Hammersmith Odeon) – 7:11
11- "Lunar Sea" (Recorded Live at Hammersmith Odeon) – 9:51
12- "Preparation / Dunkirk" (Recorded Live at Hammersmith Odeon) – 9:32

(Selecione a música, clique e aguarde carregar)
Ricardo M. Freire

Nenhum comentário: