quinta-feira, outubro 23, 2008

PLANET MUSIC

PLANET MUSIC

A partir de agora teremos mais uma coluna no blog e o segundo colaborador oficial.
Wilson Freitas, um grande amigo de infância e também amante dos bons sons, trará matérias interessantes na área musical: dicas de DVDs, detalhes de instrumentos musicais, história e biografia de grandes nomes da música mundial.
Sem dúvida, será mais um ponto positivo para o blog trazendo certamente enriquecimento de conteúdo.
Wilson Freitas é também baixista e vocalista da banda paulistana APNÉIA.

Ricardo M. Freire


A Música

A música (grego μουσική τέχνη - musiké téchne) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia – Ah, essa é minha preferida!). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humanas.
Minha intenção de colaborar neste blog, é utilizar este meio maravilhoso chamado internet para divulgar um pouco mais sobre o mundo dos sons.
Seria impossível recusar o convite deste meu grande amigo, Ricardo 5150, para escrever sobre o maravilhoso mundo musical.
Irei abordar, de hoje em diante, tudo que sei e posso dizer sobre música, instrumentos, equipamentos, críticas sobre shows oficiais em DVD e muito mais sobre este universo.
Bem vindos ao SENSACIONAL mundo dos sons! Deixem que seus ouvidos lhes digam mais!


Fonte: Wikipédia / Texto: Wilson Freitas


“Basicamente, sons são para serem ouvidos e a composição é o ato de organizar os sons...”

(Frank Zappa)

Nenhum comentário: