sexta-feira, outubro 10, 2008

Parabéns DAVID LEE ROTH !

Parabéns DAVID LEE ROTH !

David Lee Roth, também conhecido como Diamond Dave, nasceu no dia 10 de outubro de 1954 em Bloomington, Indiana, Estados Unidos.
Tornou-se um vocalista conhecido por seu trabalho no Van Halen. Filho de Nathan Roth, um proeminente oftalmologista judeu, David foi morar em Pasadena (Califórnia, Estados Unidos) na adolescência após morar em Swampscott (Massachusetts, Estados Unidos). Manny Roth, tio de David, é proprietário de um influente clube noturno em Nova York. Os avós de David são imigrantes da Ucrânia que vieram morar no estado de Indiana.
As características mais marcantes de David são suas performances acrobáticas, com golpes de artes marciais, sua voz e seu senso de humor.Em abril de 1985, David saiu do Van Halen e montou uma banda considerada por muitos uma das maiores formações de todos os tempos, composta pelo guitarrista Steve Vai, o baixista Billy Sheehan e o baterista Gregg Bissonette. David ainda chamou Ted Templeman, produtor do Van Halen, para produzir o álbum de estréia da banda. Eat 'Em and Smile foi o retorno de David ao hard rock, e com um considerável sucesso comercial. A turnê desse álbum foi uma das mais bem-sucedidas de 1986.
No início de 1988 David lançou Skyscraper, um álbum mais experimental e com um som mais pop, contando ainda com a mesma line-up do álbum anterior: Vai, Sheehan e Bissonette, mas desta vez produzido por Roth e Vai ao invés de Templeman. Embora esse álbum contenha a música solo mais famosa de David, Just Like Paradise, ele não teve uma resposta tão boa quando Eat 'Em and Smile.
Em 1991, David lançou A Little Ain't Enough, um álbum básico de hard rock, produzido por Bob Rock, que ganhou o status dourado da RIAA. O guitarrista-prodígio Jason Becker, então com 20 anos de idade, participou das gravações do álbum, mas foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig pouco tempo depois do início da turnê, e foi substituído por Joe Holmes. O palco da turnê de A Little Ain't Enough tinha um par de pernas infláveis gigantes, posicionadas em um "ângulo aberto", vestindo meias rasgadas.
Na sequência vieram os álbuns Your Filthy Little Mouth, DLR Band e Diamond Dave, este último um disco somente com covers dos maiores clássicos do rock e blues.
Em 2006 David participou de um projeto tributo ao Van Halen chamado Strummin' With The Devil: The Southern Side of Van Halen, no qual trouxe gravações do Van Halen em formato "bluegrass". David participou das gravações estando presente nas músicas "Jump" e "Jamies Cryin´".
Em 2007, após muitos boatos e especulações, Diamond Dave finalmente voltou ao Van Halen para delírio dos antigos fãs da banda.Discografia solo

1985- Crazy from the Heat (EP)
1986- Eat 'Em and Smile
1988- Skyscraper
1991- A Little Ain't Enough
1994- Your Filthy Little Mouth
1997- The Best
1998- DLR Band
2003- Diamond Dave
2006- Strummin' With The Devil: The Southern Side of Van Halen
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Яoьεяτα disse...

sinceramente eu prefiro o Sammy Hagar nos vocais...