sábado, outubro 18, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

Os quasares são objetos de extrema luminosidade encontrados nos confins do Universo.

O termo "quasar" designa da abreviatura de "quasi stelars objectus", do latim "objetos quase estelares".
Conhecidos mais precisamente a partir de dois bilhões de anos-luz da Terra, a maioria dominante dos quasares está a mais de dez bilhões de anos-luz. Devido ao fato de estarem tão distantes não é possível saber ao certo o que é um quasar, mas acredita-se que sejam núcleos galácticos ativados por buracos negros super-maciços, que absorvem gás e poeira da galáxia liberando no processo energia muito superior à liberada pela fusão nuclear.
Aparentemente os quasares são semelhantes às estrelas, mas a sua estrutura real é semelhante à de uma galáxia activa e sua massa é ligeiramente maior do que a de qualquer outro corpo celeste já catalogado.
Os quasares são fortes emissores de ondas de rádio e colossais emissores de luz. Tais características combinadas indicam que os quasares possuem grande quantidade de partículas de altíssima energia.
Outro aspecto interessante é que muitos quasares liberam imensos jatos de partículas radioativas. O quasar 3C2173 é o quasar mais brilhante já observado, estando a aproximadamente dois bilhões de anos-luz.
A maioria dos quasares já observados possuem um forte desvio para o vermelho no espectro indicando que estão se movimentando muito rapidamente, provavelmente a uma velocidade superior a 50 mil km/s, o que, pela constante de Hubble, leva a entender que estão muito distantes. Outra conclusão devida é que se formam num período muito recente da considerada formação do universo.
Mas há um problema grave na teoria a respeito dos quasares: por que não se formam quasares mais perto da Terra? Poderia haver quasares bem mais perto próximos. Uma das explicações aceitas é a de que só haveriam galáxias ativas no início da formação do universo, porque elas eram novas e ainda havia matéria próxima aos seus buracos negros para alimentá-los. No decorrer de sua existência, essa matéria de acréscimo para buracos negros acabou parando de alimentar o sistema que gera a energia colossal. Mas ainda fica a dúvida, pois novas galáxias estão sempre se formando pelo encontro e consequente junção de galáxias menores, e isso deveria reacender o sistema fornecedor de energia dos quasares.


Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Rodrigo Siqueira disse...

Quasares e Blazares, são objetos que possuem difícil estudo, e localizam-se realmente longe!