quinta-feira, outubro 23, 2008

Dormir de barriga cheia faz mal?

Dormir de barriga cheia faz mal?

Quem já não ouviu muitas vezes dizerem que dormir de barriga cheia faz mal?
Para essa crendice popular há duas vertentes. A primeira é de que isso não tem fundamento, e segundo nutricionistas, ao dormir logo após o jantar é que pode haver certo desconforto como queimação ou azia.
Esclarece-se que a maior causa de mal-estar é o tipo de alimentação que é feita no período noturno, pois à noite nosso organismo se encontra mais lento em suas atividades habituais, em especial a digestão.
Quando se ingere alimentos mais calóricos, a tendência é sofrer desconforto, ao contrário do que acontece quando se ingere alimentos mais leves como saladas. Já para a segunda vertente, essa crendice é totalmente verdadeira. Nutricionistas afirmam que o único mito é de que se devem ingerir carboidratos somente até as 18h. Esclarece-se que o problema está é no horário em que a pessoa vai se deitar, pois o recomendável é aguardar duas horas após a refeição para repousar, e atenta para o detalhe de que é importante fazer alguma atividade nesse período, mas nada de exercícios físicos. Também atenta para o fato de que alguns incômodos podem ser ocasionados pela digestão mais lenta no período noturno.
Alguns gastroenterologistas ratificam ser benéfico descansar após qualquer refeição, lembrando que descansar é, ao contrário de dormir, repousar. Essa prática é muito importante porque é necessário que o sangue se concentre no aparelho digestório para realizar a digestão.
Aproveita-se ainda para desmistificar a questão de que entrar debaixo do chuveiro ou algo do gênero, gere algum problema à saúde. Na verdade não se pode é nadar, pois isso gera uma competição entre os músculos e o sistema digestório pela irrigação sangüínea.


Fonte: Eliene Percília

Nenhum comentário: