segunda-feira, outubro 06, 2008

Como aliviar os calos nos pés

Como aliviar os calos nos pés

O pé humano é um milagre da engenharia, projetado para suportar muito desgaste natural. Isto é bom, já que os seus pés são as partes mais usadas e abusadas do seu corpo. De acordo com a Associação Médica Norte Americana de Podiatras, o norte americano anda em média 210.000 km em toda a sua vida, uma distância que lhe permitiria fazer a volta ao mundo quatro vezes. Seus pés sustentam o peso de seu corpo, roupas, e quaisquer outras coisas que você esteja carregando. Em um dia comum de caminhada, eles são submetidos a uma força de centenas de toneladas.
Não importa se os seus pés tem um formato bem projetado, porém, alguma coisa pode não funcionar direito. Na verdade, calcula-se que 87% dos adultos norte americanos tenham algum tipo de problema nos pés. Entre os mais comuns, estão os calos e calosidades, que são formados de partes da pele enrijecidas para proteger o pé contra o atrito ou a pressão freqüentes.


Causas

Os calos aparecem em duas variedades: duros e moles. Calos duros são geralmente encontrados nas partes superiores dos dedos do pé ou nas partes laterais dos dedinhos, onde a pele entra em atrito com o sapato. As vezes, um calo se forma na sola, causando uma dor localizada aguda sentida a cada passo. Calos moles, que são úmidos e borrachentos, formam-se entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho. Tanto os calos duros como os moles têm formato de cone, com a ponta para dentro do pé, o que você vê é a base do cone. Quando um sapato ou um outro dedo faz pressão contra o calo, a ponta pode apertar o tecido sensível de baixo, causando dor.
Ao contrário dos calos, as calosidades se formam geralmente sobre uma superfície lisa e não tem ponta. Elas geralmente aparecem nas partes que suportam o peso no pé: na sola ou no calcanhar. Cada passo pressiona a calosidade contra o tecido embaixo e pode causar dor, ardor ou sensibilidade, mas raramente, uma dor aguda.


Dicas

A boa notícia é que existem procedimentos que você pode fazer para aliviar o desconforto que acompanha esses dois problemas. Tente utilizar as dicas a seguir para aliviar a pressão sobre esses pontos de irritação. Se, apesar das estratégias de auto-ajuda, o seu calo ou calosidade continuar a causar desconforto, visite o seu pedicure. Além disto, se você sofrer de diabetes ou qualquer outra enfermidade que afete a circulação, não tente nenhum auto-tratamento e visite o seu pedicure imediatamente.

Brinque de detetive - calos e calosidades não aparecem simplesmente do nada. O excesso de pressão e atrito podem produzir áreas de pele morta, mais grossa no seu pé. A solução? Descubra e elimine a causa deste atrito, e tome outras providências para prevenir calos e calosidades.

Corte as unhas dos pés - as unhas dos pés são projetadas para proteger os dedos de danos. Porém, a pressão contínua do sapato sobre a unha do pé pode forçar a junta do dedo contra o sapato, formando um calo. Para retirar a pressão, mantenha as suas unhas do pé bem aparadas. Corte-as retas em sua extensão para que não fiquem acima da ponta do dedo. Então, lixe cada uma delas para suavizar qualquer superfície áspera.

Faça um escalda pé - a eliminação da fonte do problema é essencial, mas a dor aguda do calo pode pedir um alívio imediato. Faça um escalda pé em uma solução de sais e água morna, depois aplique um creme hidratante e enrole o pé em um saco plástico. Mantenha o pé protegido por algumas horas (enquanto você vê televisão ou lê, por exemplo). Então remova o saco plástico e suavemente massageie o calo de um lado para o outro com uma pedra-pomes. Tenha em mente que o escalda pés fornece um alívio temporário, mas não uma cura definitiva.

Coloque gelo em um calo duro - se um calo duro estiver tão dolorido e inchado que você não possa nem mesmo pensar em colocar um sapato, coloque gelo sobre ele para ajudar a reduzir um pouco o inchaço e o desconforto.

Não corte - na farmácia você encontra milhares de aparelhos para cortar e aparar calos e calosidades, mas você deve ignorar todos eles para o bem dos seus pés. Cortar os calos pode causar infecção e muito sangramento, por isso não vale a pena arriscar.

Proteja-o - a proteção e o curativo oferecem outra maneira para aliviar temporariamente o desconforto dos calos e calosidades. Ambos transferem a pressão do sapato do ponto dolorido para um que está livre da dor. Os curativos sem medicamento, por exemplo, envolvem a região afetada com um material mais alto, evitando, assim, que o calo fique em contato com o sapato.
Uma idéia parecida se aplica quando um curativo é feito em um calo. Corte um pedaço de proteção para curativos em dois pedaços em formato de meia lua e coloque-os em lados opostos da área com calosidade para protegê-la de mais irritações.

Separe seus dedos - para aliviar os calos moles entre os dedos, mantenha-os separados por lã ou algodão. Um circulo pequeno de feltro, como os feitos para os calos duros, também pode ser usado para esta finalidade.

Cuide bem de seu calo mole - além de separar os seus dedos do pé, polvilhe um pouco de amido de milho ou talco de bebê entre eles para ajudar a absorver a umidade e proteger a pele para não rachar.

Faça o seu próprio creme - para os calos, faça você mesmo seu creme amaciante. Faça uma pasta usando cinco ou seis comprimidos de aspirina, uma colher de sopa de suco de limão, e aplique no calo. Depois enrole o seu pé em um saco plástico e enrole uma toalha morna em volta do plástico. Espere dez minutos, desenrole o pé e suavemente faça uma massagem no calo com uma pedra pomes.

Você pode tratar seus pés com chá - dar um banho em seus pés com chá de camomila tem um efeito suavizante e irá mudar temporariamente o pH da pele para ajudar a secar os pés com excesso de suor (a umidade pode contribuir para os problemas dos pés). O chá irá tingir seus pés, mas a mancha pode ser facilmente removida com água e sabão.

Resguarde seus pés - se você espera fazer uma caminhada ou corrida mais longa, cubra os seus pés com um pouco de vaselina para reduzir o atrito.


Como escolher o sapato certo
Os calos e calosidades formam-se quando o tamanho e formato do seu sapato não acomodam devidamente seu pé. Aqui estão algumas orientações para se obter um melhor ajuste:

- Peça ao vendedor para que meça cada pé antes de comprar qualquer par de sapatos. Não peça um certo tamanho só porque é o que você sempre usou; o tamanho dos seus pés muda conforme você fica mais velho.

- Certifique-se de ter experimentado tanto o pé esquerdo como o direito. Fique de pé quando estiver experimentando o sapato, e certifique-se de que há espaço adequado (mais ou menos um centímetro e meio) para o seu dedo mais comprido em cada sapato. Lembre-se, o seu dedo mais longo pode não ser o seu dedão, para algumas pessoas o segundo dedo é o maior. Do mesmo modo que os seus pés podem não ser exatamente do mesmo tamanho. Se um pé é um pouco maior que o outro, compre os sapatos do tamanho do pé maior e use uma palmilha, se for necessário, para um ajuste melhor no pé menor.

- Certifique-se que o sapato se ajusta confortavelmente no calcanhar.

- Certifique-se que a sola do seu pé se ajusta confortavelmente na parte mais larga do sapato, que é chamada de apoio da sola.

- Se você pretende usar meias com os sapatos, traga estas meias e use-as quando for avaliar o ajuste dos sapatos.

- Compre sapatos no final do dia quando é mais provável que seus pés estejam inchados.

- Não compre sapatos que pareçam muito apertados, esperando que eles alarguem. Se você não se sente bem com eles na loja, eles não vão se ajustar confortavelmente nunca.

- Caminhe pela loja com os sapatos para certificar-se que eles servem e que você se sente bem.

- Quando for comprar sapatos para usar no dia a dia, procure aqueles que tem salto relativamente baixo.

- Certifique-se de que o material da parte superior seja macio e flexível.

- Se não tiver certeza de que servem, verifique a política de troca da loja. Se possível, leve os sapatos para casa e use-os caminhando sobre um tapete por uma hora, e se não se sentir bem com eles, troque-os.

- Procure ter pares de sapatos diferentes para não usar o mesmo par dia após dia. Alternar os seus sapatos é uma boa idéia, não só para os seus pés, mas para os sapatos também.


Removedores de calos e calosidade
O ácido salicílico é o único remédio vendido sem receita que é seguro e eficaz no tratamento das calosidades e dos calos duros, de acordo com o FDA (Food and Drug Administration - Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos). Para discos, curativos ou emplastros, a concentração recomendada de ácido salicílico é de 12 a 40 %. Uma concentração de 12 a 17 % é recomendada para o ácido salicílico quando o removedor de calos e calosidade for líquido.
Muitos podólogos, porém, desaconselham o uso destes produtos como remédios caseiros, principalmente porque o ingrediente ativo é um ácido que pode queimar a pele assim como a pele morta da calosidade ou calo. Se você realmente decidir tentar um destes produtos, siga as instruções na embalagem com cuidado e certifique-se de aplicar o produto apenas na área do calo ou calosidade, evitando o tecido saudável da área ao redor, uma forma de se fazer isto é passar vaselina em um circulo em volta do calo ou calosidade antes de aplicar o ácido. Se o seu calo ou calosidade não melhorar dentro de duas semanas, pare de usar o produto e visite um pedicure. Se você for diabético ou tiver qualquer complicação de saúde que atrapalhe a sua circulação, não tente usar nenhum destes produtos. E visite um pedicure ao primeiro sinal de problema no pé.
Os seguintes ingredientes geralmente não são reconhecidos como seguros e eficazes para a remoção de calos e calosidades, de acordo com o FDA: iodo, ácido ascórbico, ácido ascético, alantoína, beladona, clorobutanol,cloridrato de diperodona, ictiol, cloreto de metilbenzetônio, salicilato de metila, pantenol, salicilato de fenila e vitamina A.


Fonte: UOL

6 comentários:

Ricardo F. Silva disse...

foi muito util,agora conheço melhor os meus pes,obrigado

Anônimo disse...

foi muito bom essas dicas pq ja nao aguentava mais essas dores provocadas pelos calos

Anônimo disse...

Muito bom obrigado.

Anônimo disse...

Mt bom

karla framingham MA USA disse...

Tenho calos duros alem das dores me encomoda quando uso sandalias sempre uso giletes proprias pr calos muita lixa e hidratantes mas essa dica dos acidos ja vou comecar a testar bjs

Sylvia disse...

Muito completo e util. Obrigada!