terça-feira, outubro 21, 2008

CLIP DO DIA

KIM CARNES nasceu em Los Angeles, no dia 20 de Julho de 1945.
A imagem de Kim Carnes está tão associada ao seu sucesso "Bette Davis Eyes", de 1981, que é surpreeendente descobrir o quanto ela já fez musicalmente como atriz, cantora, pianista, produtora e compositora.
Aos 3 anos, ela já gravava em seu pequeno gravador as canções que ela mesma inventava. Aos 5 ela as tocava no piano. Kim Carnes já sabia que seria uma cantora.
Na adolescência, quando tinha 14 anos, formou uma dupla com uma amiga (Kim & Jane), cantando em festas escolares, em frente a lojas de discos e também no final da Rua Sunset Boulevard. Em cada apresentação elas tinham mais segurança, até que decidiram gravar. Elas finalmente encontraram um produtor que disse que elas poderiam gravar uma fita "Demo" por US$200. Então, foi descoberto que o estúdio havia virado uma agência de viagens e que o falso produtor havia desaparecido. Suas fitas "demo" sumiram junto com os US$200.
Em 1965 Kim estreiou como atriz na TV e depois anos mais tarde juntou-se a Dave Ellingson, com quem se casaria mais tarde, e em 1971 realizaram a primeira gravação oficial da dupla Kim & Dave: "Nobody Knows", tema do filme "Corrida Contra O Destino" ("Vanishing Point").
Kim Carnes estréia sua carreira solo em 1971, com o álbum "Rest On Me" que deu sequência a vários álbuns. A cantora começava a firmar o seu nome, imagem e voz na cabeça do público norte-americano.
16 de maio de 1981 foi o dia em que Kim Carnes estourou nas paradas de sucessos da Billboard com "Bette Davis Eyes", entrando para o Guiness Book como uma das canções mais tocadas no mundo todo. Esse sucesso fenomenal permaneceu durante 9 semanas em 1o lugar, fornecendo à Kim o seu primeiro disco de ouro da RIAA (Associação Americana das Indústrias de Disco). O LP "Mistaken Identity" atingiu o lugar no dia 1o de junho, permanecendo nessa posição durante 4 semanas, e assim fornecendo um disco de platina do RIAA pela vendagem de mais de 1 milhão de cópias.
Enquanto isso no Brasil, o compacto de "Bette Davis Eyes" foi lançado em junho de 1981, e no mês seguinte o fenômeno Kim Carnes chegava a ser espantoso. "Bette Davis Eyes" disparou na parada brasileira, arrebatando o 1o lugar.
Em fevereiro de 1983 Kim Carnes foi indicada para o Grammy - o Oscar da indústria fonográfica americana - na categoria de Melhor Vocalista de Rock com seu álbum "Voyeur". Não levou a estatueta, mas só a indicação já valeu como reconhecimento de sua forma tão pessoal e sensual de cantar. "More Love" (1985) foi o tema internacional da telenovela "Coração Alado", da Rede Globo.
Em 2004, Kim lança o 13o. álbum de sua carreira: "Chasin' Wild Trains".

"Bette Davis Eyes" - Kim Carnes

Nenhum comentário: