sábado, outubro 25, 2008

BICHOS ESTRANHOS

Casuar

O casuar é uma ave de grande porte, nativa do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.
Medem 1,3 a 1,7 metros de altura (variando de acordo com o sexo do espécime, sendo as fêmeas mais compridas que os machos). O macho pesa 29 a 34 kg e a fêmea cerca de 58 kg.
Reconhecem-se pela grande proeminência córnea que possuem no alto da cabeça, a crista óssea, de cor marrom-acinzentada.Possui ótima visão, melhor até que a dos seres humanos (em compensação à má audição). A íris castanha. Apresentam pele nua de cor azul, na cabeça (a parte traseira desta pode apresentar derme esbranquiçada) e no pescoço, no qual exibem duas carúnculas (formações carnosas) de cor vermelha, que varia em grossura e tamanho de exemplar para exemplar; esta é uma das características que o distingue do casuar-de-haste-única.
A região da base do pescoço pode apresentar cor avermelhada também. O resto do corpo está coberto por plumas negras bífidas e as asas são muito rudimentares, com as rémiges transformadas em espinhos córneos.As penas destas podem ser vistas, pois são mais claras e mais compridas do que as demais do corpo com aparência de pêlos. As pernas são escamadas e fortes.
Os pés têm três dedos, estando o mais interno (o voltado ao outro pé) munido de uma comprida unha, aguda como um punhal. Os casuares perderam (ao longo da evolução biológica) a capacidade de voar, sendo aves corredoras. Não possuem quilha, como as restantes aves, estando o esterno transformado numa placa óssea achatada de nome ratis (em latim), que está na origem da designação de ratitas atribuída às aves corredoras.É uma ave solitária, que caminha lentamente pela floresta, onde encontra seu alimento: fungos, frutos caídos (o qual recolhe como uma galinha cisca o chão), invertebrados como insetos graúdos e vertebrados como lagartos, filhotes de aves (e ovos) e até pequenos mamíferos. Utiliza a boa visão para perceber o perigo, que pode ser um caçador nativo. Ao perceber o inimigo, corre rapidamente entre a vegetação que não atrapalha tanto, devido ao seu porte. Utiliza o capacete duro para abrir caminho dentre os ramos de espinhos, que deslizam sobre seus grossos fios da plumagem. Possui vantagem sobre o seu inimigo ao atingir um terreno acidentado.Pode saltar obstáculos de até 1,5 m de altura; em terreno raso, chega a desenvolver os 50 km/h. Além disso, é capaz de nadar bem, até no mar. É temido pelos nativos. Quando forçado a lutar, a ave é um inimigo terrível: salta para a frente com forte impulso e crava no adversário suas poderosas garras. O casuar é a única ave capaz de matar um homem sem dificuldade: sua patada pode equivaler a mesma força de um pequeno punhal podendo até decepar um membro.A época de nidificação tende a coincidir com a estação seca. O macho delimita um território de 1 a 5 km². Durante a parada nupcial, o macho circula em torno da fêmea enquanto incha a garganta e emite vocalizações. O ninho é construído pelo macho e consiste numa pequena depressão no terreno revestida por caules de gramíneas e folhas. A postura é de três a seis ovos de cor verde brilhante, cabendo apenas ao macho a tarefa de os incubar durante cerca de 50 dias.As crias são nidífugas, isto é, abandonam o ninho precocemente, neste caso, com poucas horas de vida, altura em que já começam a comer sozinhas. Possuem aspecto semelhante ao das moas quando atingem certa idade, com plumagem parecida com pêlos de cor marrom clara. Quando nascem são semelhantes a pintinhos estriados. É também o macho quem acompanha as crias, pois estas ignoram a mãe, durante nove meses, até se tornarem independentes. As fêmeas praticam poliandria sucessiva, isto é, acasalam com mais de um macho na mesma época reprodutora, conseguindo realizar duas ou três posturas durante esse tempo.
O casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local; no entanto o casuar nunca foi completamente domesticado. As penas coloridas são também uma fonte de interesse e o motivo pelo qual no passado os colonos europeus caçaram abundantemente este animal. Actualmente, as três espécies de casuar estão ameaçadas pela destruição de habitat e encontram-se protegidas por lei.


Fontes: Wikipédia / Geocities

Nenhum comentário: