quinta-feira, outubro 16, 2008

A aposentadoria do telescópio Hubble

A aposentadoria do telescópio Hubble

A Agência Espacial Americana (Nasa) apresentou um novo telescópio espacial que deve substituir o Hubble, lançado há 17 anos.
Medindo 24 metros de comprimento por 12 de altura, e ainda com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, o novo equipamento será quase três vezes maior que o Hubble, e segundo cientistas, terá capacidade de "enxergar" até os limites do Universo.
O telescópio, com custo estimado de US$ 4,5 bilhões, foi batizado de James Webb Space Telescope (JWST), em homenagem a um antigo diretor da Nasa.
De acordo com a Nasa, o JWST deverá ser lançado em junho de 2013, e será posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
Até lá, o Hubble vai continuar em atuação, com uma missão de reparos programada para 2008.
Instalado em 1990, ele foi responsável por imagens inéditas do Sistema Solar, de estrelas e planetas distantes, e até de galáxias remotas formadas logo após o Big Bang.
Os cientistas argumentam que o JWST vai permitir que eles observem o espaço mais a fundo, e esperam conseguir mais dados sobre a origem do Universo.
Um telescópico como o JWST é extremamente necessário por ser muito maior e permitirá ´voltar no tempo´ e observar o nascimento do Universo.
Um protótipo em escala natural está sendo exibido no Smithsonian National Air and Space Museum em Washington.
Obs.: Saiba mais sobre o telescópio Hubble e suas principais descobertas aqui no BLOG.

Link: http://ricardo5150.blogspot.com/2008/04/o-telescpio-espacial-hubble.html


Fonte: Connection World

Um comentário:

yasmin lucena disse...

achei muuuuuuuuuuitoooooooo interesante