terça-feira, setembro 23, 2008

Você sabia?

Vc sabia que o seriado japonês Ultraman foi um dos primeiros seriados exibidos em cores na televisão?

A série japonesa estreou em 1966, e o sucesso foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.
No Brasil foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Com relativo sucesso de audiência, repetiu o impacto da série National Kid, televisionada pela Rede Globo nos anos 60. Em 1996 foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas foi exibida por pouco tempo. Depois em 2000, passou a ser exibido na CNT.


História

Escoltando o monstro Bemlar para sua prisão espacial, o guerreiro Ultraman acidentalmente colide sua nave-asteróide com o jato do humano Hayata, membro da Patrulha Científica (chamada de S.I.A. na segunda dublagem) e causa sua morte.
Para compensar o erro, o herói restitui a vida de Hayata, inserindo nele sua energia vital e entrando em simbiose com terráqueo. Uma vez na Terra, inicia, então, uma nova missão: proteger o planeta de grandes ameaças cósmicas.
Sem que seus companheiros de equipe saibam, Hayata luta contra monstros e invasores do espaço transformando-se em Ultraman graças ao poder contido na Cápsula Beta. Oriundo do planeta Ultra, na Nebulosa M-78, o herói é um gigante com grandes poderes. Sob o fraco sol da Terra, sua energia dura apenas três minutos, entrando em ação somente em último caso.
O valente Hayata acaba se mostrando o hospedeiro perfeito para o aventureiro da Nebulosa M-78, pois sua posição de investigador da Patrulha Científica sempre o deixa a par das grandes ameaças à humanidade. A Patrulha é liderada pelo Capitão Muramatsu e tem como integrantes, além de Hayata, os oficiais Ide (Ito, na dublagem original), Arashi, Akiko Fuji, o cadete Hoshino (que por um erro de tradução fora confundido com irmão de Fuji) e o cientista Dr. Serizawa.Depois de vencer ameaças como os alienígenas Baltan, além de monstros como Red King, Gomora, Jamilla e outros, Ultraman enfrenta seu derradeiro desafio.É derrubado pelo dinossauro espacial Zetton após uma batalha antológica. Resgatado por Zoffy, seu superior na Irmandade Ultra, ele retorna a M-78 separando-se de Hayata com a promessa de voltar quando possível.
Bastidores e curiosidades

- A série foi um projeto pessoal do diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, que havia trabalhado no primeiro Godzilla, de 1954. Tendo fundado sua própria empresa, a Tsuburaya Productions, Eiji Tsuburaya (falecido em 1970) é um dos pilares do gênero tokusatsu, os efeitos especiais japoneses.

- Ao longo dos episódios, foram usados três trajes diferentes, sendo que o primeiro tinha uma máscara que literalmente se derretia com o calor dos refletores. Fios e cabos visíveis sustentando maquetes de acabamento primário e monstros com zíperes à mostra misturavam-se com efeitos visuais inovadores de raios, criando uma atmosfera cult, repleta de histórias divertidas e marcantes.

- Evoluindo tecnicamente ao longo dos episódios, Ultraman chegou a picos de 38 pontos de audiência, algo muito maior até do que a soma das audiências de Dragon Ball Z e Pokémon em seus períodos de maior popularidade no Japão.

- Com as dificuldades de se produzir uma série semanal de efeitos especiais e precisando reestruturar a empresa, Eiji Tsuburaya decidiu encerrar a saga no capítulo 39.Ultraman deu origem a uma enorme linhagem de personagens, conhecida no Japão como a Família Ultra.
- O personagem Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007). No cinema, o velho Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006) e Dai Kessen! Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).
Ultraman Jack

- Nos anos 80, o SBT alternava horário do Ultraman de Hayata com o Ultraman de Hideki Goh (O Regresso De Ultraman), fazendo confusão com os telespectadores dando a entender que se tratava do mesmo herói.
Na verdade, o Regresso De Ultraman foi a terceira série Ultra a ser exibida e não se tratava do retorno do Ultraman original, como anuncia o nome, mas sim, o retorno da marca Utraman.
Apelidado de Ultraman Jack, tinha habilidades semelhantes ao do Ultraman original (Hayata), porém, após o primeiro terço da série, ele começa a utilizar o ultra-bracelete.
Seu hospedeiro, Hideki Goh, era um corredor de velocidade e mecânico, que podia se transformar em Ultraman apenas com a força do pensamento.
Este Ultra teve 51 episódios, indo ao ar no dia 02 de Abril de 1971 e tendo seu último episódio exibido em Março de 1972.
Fontes: Wikipédia / Omelete / Portal Ultraman

Um comentário:

Martin disse...

Esta informação é muito bom! Eu sou um fã das bandas dos anos 60 e 70. Eu gosto de colocar registros antigos e dançar com minha esposa. Nós nos divertimos! Hoje é o nosso aniversário, vamos jantar em hideki.