segunda-feira, setembro 22, 2008

Você sabia?

Você sabia que o peixe-quatro-olhos possui em cada olho duas córneas, que proporcionam uma visão simultânea de dentro e fora d´água?

O peixe nada na superfície da água, com metade de cada um dos olhos submersa, e usa as duas séries de visão ao mesmo tempo.
Ao contrário do que poderíamos ser levados a pensar, este peixe tem dois olhos. No entanto, cada olho é uma estrutura dupla, que se projeta acima da linha da água. A córnea está dividida por uma banda pigmentada horizontal numa zona superior, fortemente convexa e numa zona inferior, plana. A íris possui duas projeções que dividem a pupila em duas, a superior adaptada à visão aérea e a inferior, adaptada à visão aquática.
Nos peixes do gênero Anableps, cada olho contém duas córneas, duas aberturaspupilares, uma lente piriforme e uma retina com regiões dorsal e ventral distintas, que proporcionam uma visão simultânea dos meios aéreo e aquático.
Devido a esta notável adaptação está muito bem estudado, sendo de salientar o seu interesse em pesquisa oftalmológica. Curiosamente, machos e fêmeas possuem os seus orgãos sexuais orientados, ou para a direita, ou para a esquerda. Devido a este facto, os machos destros apenas podem copular com fêmeas sinistras e, vice-versa. Essa peculiaridade do peixe de quatro olhos não é encontrada em nenhum outro vertebrado.
O quatro-olhos pode ser encontrado em águas doces ou salobras, em rios do México, da América Central e do norte do Brasil.
Se alimenta de insetos voadores e de pequenos animais aquáticos.
Ele é vivíparo, isto é, seus filhotes, ao nascerem, já estão completamente desenvolvidos.


Fontes: Oceanário De Lisboa / Vida Animal

Nenhum comentário: