sábado, setembro 20, 2008

Você sabia?

Você sabia que o primeiro Festival Oktoberfest aconteceu em Munique, sendo hoje o maior do mundo?

A primeira Oktoberfest aconteceu em Munique, no ano de 1810, e nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da actual festa na capital da Baviera.
Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, baptizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique.
O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietnã, entre outros.
No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães.
No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest.
Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau (1984) em Santa Catarina e Santa Cruz do Sul (1985) e Igrejinha (1988) no Rio Grande do Sul.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: