quinta-feira, setembro 25, 2008

Você sabia?

Você sabia que as corujas têm a capacidade excepcional de virar a cabeça em até 180 graus?

As corujas são caçadoras noturnas por excelência. Costumam se esconder muito bem durante o dia, valendo-se da camuflagem que lhes proporcionam suas penas mescladas, de vários tons de marrom, cinza, branco e preto, em meio aos galhos e troncos de árvores.
Conseqüentemente pouquíssimas vezes são avistadas durante o dia. À noite então, suas atividades passam despercebidas, não apenas por nós, mas principalmente por suas presas.Para caçar na escuridão, no meio das florestas, dos cerrados e dos campos abertos, a natureza dotou as corujas não apenas de visão noturna, mas de um sistema auditivo tri-dimensional, usado para identificar o local exato onde a presa se encontra. Elas ainda possuem uma plumagem diferenciada, que faz de seu vôo um dos mais silenciosos dentre os predadores. Essas três habilidades funcionam integradas, e algumas das espécies de floresta ainda têm uma capacidade especial de manobrar diante de obstáculos, em alta velocidade, durante os mergulhos de captura da presa, fazendo inveja aos melhores pilotos de espaçonaves virtuais!A visão extremamente sensível deve-se a vários fatores. Primeiro, os olhos são localizados na face achatada, ambos voltados para frente e não um de cada lado da cabeça, como a maioria das outras aves. Isso confere às corujas uma visão estereoscópica. Segundo, os olhos são extremamente grandes e captam qualquer quantidade de luz, por menor que ela seja. O globo ocular é menos esférico que o das aves diurnas, assim é menor a distância a ser percorrida entre o cristalino e a retina, evitando qualquer possível perda de luz neste trajeto entre as duas estruturas.A medida de luminosidade é definida pela unidade lux. Para se ter uma idéia, em uma noite de lua cheia, a luminosidade é da ordem de 0,02 lux, enquanto em uma noite com céu coberto de nuvens e sem lua o valor de iluminação é da ordem de 0,0004 lux. Experimentalmente provou-se que várias espécies de corujas são capazes de distinguir perfeitamente a presa em locais onde o grau de luminosidade não ultrapassava os 0,00000074 lux! Ou seja, a visão da coruja é capaz de enxergar a chama de uma vela comum a mais de 500 metros de distância, o que é impossível de ser percebido por um ser humano.
A localização dos globos oculares na cabeça das corujas limita seus movimentos de olhos. Mas isso é compensado pela capacidade excepcional de virar a cabeça: 270 graus de um lado para o outro e 180 graus de cima pra baixo. Essa habilidade integra a sensível visão à audição apurada, ou seja, ao virar a cabeça, visão e audição estão apontadas para mesma direção. Além disso, o disco facial, sempre bem destacado pela plumagem, funciona como uma antena parabólica, que capta e amplia os menores ruídos. Para completar, os ouvidos são desalinhados e assim permitem a esse predador da noite a localização precisa do alvo.Os roedores são as presas preferidas. Ao emitirem uma série de pequenos guinchos ou produzirem ruídos com as patas, durante seus deslocamentos, são percebidos pelas corujas. Os ouvidos aguçados, situados atrás do disco facial, um de cada lado da cabeça, localizam perfeitamente estes sons. Quando o ruído é produzido lateralmente, o ouvido mais próximo o detecta em uma fração de segundo inferior ao outro. A diferença é da ordem de 1/30.000 de segundo e já é suficiente para que a coruja perceba de qual direção vem o som e vire a cabeça para a futura presa. Aí a visão entra em ação para localizar a vítima. Se a presa estiver muito escondida, mas os ruídos prosseguirem, as corujas são capazes de voar precisamente até a vítima, guiadas unicamente pela audição.Na verdade, os ouvidos são mais importantes que os olhos na localização da presa. Em gravações com câmeras equipadas com infravermelho, podemos observar duas espécies, a suindara (Tyto alba) e o caburé (Glaucidium brasilianum), apanhando ratos com os olhos fechados, inclusive no momento do bote final.
Todos os ataques observados e gravados foram precisos e fulminantes, sem que a presa percebesse nada. A plumagem desempenha um papel fundamental para o êxito na caça. De nada adiantaria a precisão em identificar o local exato da presa, se a aproximação no ataque não fosse silenciosa.
O tamanho exagerado das asas em relação às dimensões e peso do corpo permite a essas aves voarem sem muito esforço. Elas planam facilmente e patrulham seus territórios de caça valendo-se de um mínimo de esforço e batidas de asas. Mesmo quando voam mais ativamente, a estrutura de plumas proporciona um voar quase sem ruídos. Essas plumas apresentam franjas e um revestimento felpudo para reduzir a turbulência do ar quando passa pelas asas.Outro comportamento curioso das corujas é a regurgitação de parte dos animais ingeridos. Um pequeno rato capturado é engolido inteiro, mas a digestão dele será seletiva. Horas depois, a coruja expele, pela boca, uma pelota composta de tudo o que seu organismo não aproveita: ossos, pelos ou penas, unhas e dentes. A análise dessas pelotas, permite aos pesquisadores não apenas conhecer o hábito alimentar das corujas, mas também conhecer as diferentes espécies da fauna que convivem numa mesma região.
Com sentidos aguçados, desenvolvidos para driblar obstáculos nas florestas e identificar pequenas presas a grandes distâncias, as corujas dominam as sombras e a escuridão com maestria.
A perseguição e os maus-tratos infligidos às corujas têm origem longínqua, mergulham em noites assustadoras, em que humanos ouviam sons ameaçadores sem saber sua origem e eram surpreendidos pela presença inesperada ou pelo olhar inquietante da coruja. Por outro lado, as corujas simbolizam também a sabedoria, a clarividência e estão associadas à deusa grega do conhecimento Atena (ou Minerva), que dá nome a um dos gêneros dessas aves, Athene. Não é difícil entender porque, afinal, além de enxergarem na escuridão, são capazes de ouvir o que poucos escutam.
Bem ou mal vistas, misteriosas elas são mesmo, pois consideramos mistério tudo aquilo que não conhecemos.A ciência ainda está decifrando parte do misterioso universo dessas senhoras da noite. O serviço prestado por elas é de extrema importância para o meio ambiente. Mau agouro e morte só podem ser sinônimos das corujas no mundo dos ratos. Já sabedoria, elas nos transmitem em cada detalhe de seu comportamento, reforçando a lista de motivos para conservá-las.
Fonte: Biodiversity Reporting Award

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito deste post, alem de informação util para o meu trabalho tinha factos interessantes, e achei muito bom o apelo a' conservação desta especie. continua! :D

Helena disse...

Que coisa linda!
Nunca pensei que ao pesquisar sobre um tema científico, fosse encontrar um texto informativo interessante e com tanta poesia.
Fiquei encantada... você deixou a impressão de que é um admirador da vida, ainda tão indecifrável para o homem.