terça-feira, setembro 23, 2008

Você sabia?

Você sabia que o lagarto anolis exibe sua garganta vermelha inflada para as fêmeas na época de acasalamento e para defender seu território?

Anolis carolinensis é uma espécie de lagartos pertencentes ao vasto gênero Anolis, da família Polychrotidae. De hábitos solitários e arborícolas, esse lagarto pode ser encontrado no sudeste dos Estados Unidos da América e em diversas ilhas do Caribe. É muitas vezes erroneamente chamado de camaleão, devido a sua habilidade de mudar de cor e de mover seus olhos independentemente, porém não é parente próximo dos camaleões.O Anolis carolinensis existe apenas na América do Norte, no sudeste dos Estados Unidos e no Caribe. Pode ser facilmente encontrado em áreas costeiras da Carolina do Norte até a Flórida e também no Texas. Não existia no Hawaii, mas foi introduzido. Ele também pode, como vários outros lagartos, ser domesticado.O Anolis carolinensis possui 24 centímetros de comprimento, geralmente exibe coloração verde, mas pode mudar de cor dependendo do humor e da temperatura ambiente. Além da mudança de cor, também é famoso pela sua garganta vermelha inflável.
Assim como muitos lagartos, o Anolis carolinensis consegue auto-amputar sua cauda na presença de um predador, fugindo e deixando a cauda para traz. Ela continua se retorcendo depois de amputada, prendendo a atenção do predador e dando tempo para o lagarto fugir. Uma nova cauda cresce posteriormente no lugar da antiga.Anolis carolinensis são, como a maioria dos lagartos, animais solitários e territoriais, inflam sua bolsa na garganta e costumam lutar uns com os outros para defender seu território.
Os ovos, depois de postos são enterrados e abandonados à própria sorte, como acontece na maioria dos escamados. Após um período de 30-45 dias, eles chocam e os filhotes aparecem.É um mundo perigoso para os lagartinhos recém-nascidos, que tem de se defender contra os muitos mamíferos e répteis predadores axistentes no território, ainda assim, muitos sobrevivem.
São insetívoros, alimentando-se na natureza de grilos, baratas, lagartas e mariposas etc, pequenas aranhas também fazem parte do seu cardápio.
Fontes: Wikipédia / Geocities

Nenhum comentário: