sábado, setembro 27, 2008

PÉROLAS MUSICAIS DO PASSADO

Ph.D. – Ph.D. (1981)

Quem não se lembra do hit "I Won't Let You Down", gravado por uma estranha e desconhecida banda chamada Ph.D., no início dos anos 80, e que foi um tremendo sucesso aqui no Brasil?
Infelizmente o Ph.D. foi mais uma daquelas bandas que fazem um único hit de sucesso para as rádios FM e que depois desaparecem por completo.
O nome "Ph.D." foi criado a partir da combinação da letra inicial do sobrenome dos integrantes: Simon Phillips (baterista), Tony Hymas (pianista e tecladista) e Jim Diamond (vocalista), sendo que os dois primeiros são ex-integrantes da extinta e espetacular banda Jeff Beck Group.
O excelente álbum mostra a competência de um trio de músicos que chegam a nos fazer esquecer por completo os instrumentos que não estão lá, como a guitarra e o baixo.
As músicas são de uma variedade de clima fantásticas, do tipo que fogem do padrão musical estabelecido pelas gravadoras.
Jim Diamond mostra um vocal forte e feroz, com um belíssimo e inconfundível timbre. Hymas faz riffs fantásticos e pegajosos nos teclados e sintetizadores, dignos daquelas propagandas de TV sobre cigarros, cheias de muita ação. Na bateria, Simon Philips, através de viradas espetaculares, dá o suporte perfeito para que toda esta obra se tornasse o grande trabalho que é.
Destaques para "Oo Sha Sha", "Oh Maria", "Poor City", e é claro, a clássica e conhecida "I Won't Let You Down", sucesso no mundo inteiro e que teve seu clip exibido exaustivamente em programas de TV aqui no Brasil. A fantástica faixa de abertura "Little Suzy's On The Up" foi, curiosamente, o quinto vídeo-clip a ser exibido na estréia da MTV americana no primeiro dia de agosto de 1981. Em 1986, este mesmo hit veio a receber uma nova versão da banda Tesla, sendo incluída no álbum Mechanical Resonance.
O primeiro álbum do Ph.D. é daqueles que nos faz vibrar logo ao escutarmos pela primeira vez, fazendo-nos dizer "era isso que eu procurava a tanto tempo e não encontrava".
Após a banda ter terminado em 1983, numa curta carreira com apenas dois álbuns, Jim Diamond seguiu carreira solo partindo para um lado mais romântico, lançando pouco tempo depois o hit “I Should Have No Better", que também fez muito sucesso aqui no Brasil.
A grande notícia veio no ano passado, sabendo-se que Jim Diamond voltou a se reunir com Tony Hymas em estúdio, após longos 24 anos, para a gravação de um futuro álbum. Se seguir nos moldes do primeiro disco, com absoluta certeza será mais um motivo para uma verdadeira euforia musical de nós, amantes da boa música.
Como é bom descobrir bons sons como este!

Faixas:

1- Little Suzie's On The Up
2- War Years
3- Oh Maria
4- OO Sha Sha
5- I Won't Let You Down
6- There's No Answer To It
7- Poor City
8- Up Down
9- Hollywood Signs
10- Radio To On


(Selecione a música, clique e aguarde carregar)

Ricardo M. Freire

Um comentário:

Anônimo disse...

Opa!!!! Sucesso de coluna hein!!! O jornal que ela é publicada então, nem se fala!! hahaha!!!
Espero que esteja preparando a próxima já...valeu! Bjs! T+!