segunda-feira, setembro 29, 2008

Parabéns JERRY LEE LEWIS!

Parabéns JERRY LEE LEWIS!

Nascido em Ferriday, Louisiana, Jerry Lee Lewis demonstrou talento natural para o piano desde cedo. Apesar da pobreza, seus pais conseguiram um empréstimo para comprar um piano, e com um ano Jerry já desenvolvera seu próprio estilo de tocar. Assim como Elvis Presley, ele cresceu cantando música gospel nas igrejas pentecostais sulistas. Em 1950, ele entrou para o Southwestern Bible Institute em Texas, mas foi expulso por má-conduta (como por exemplo tocar versões rock and roll dos cânticos da igreja).
Deixando a música religiosa para trás, ele tornou-se parte do recém-surgido movimento rock and roll, lançando sua primeira gravação em 1954. Dois anos depois, no estúdio da Sun Records em Memphis, Tennessee, o produtor e engenheiro-de-som Jack Clement gravou com Lewis pelo selo enquanto seu dono, Sam Phillips, viajava para a Flórida. Como consequência, Lewis juntou-se a Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash na lista de astros que começaram sua carreira no Sun Studios na mesma época.
A turbulenta vida pessoal de Lewis era mantida em segredo do público até que, durante uma turnê britânica em 1958, a imprensa descobriu que a esposa do astro (então com 13 anos) era Myra Gale Brown, sua prima de segundo grau de 13 anos. A situação provocou um escândalo público e a turnê foi cancelada depois de apenas três shows.
O escândalo seguiu Lewis para a casa na América e, como resultado, ele quase foi banido do cenário musical.
Após um longo período de ostracismo em meados da década de 60 Lewis começou a voltar à ativa dando mais ênfase ao lado country de seu estilo. Sua imagem nos anos seguintes foi bastante desgastada por frequentes escândalos envolvendo espancamento de suas mulheres, morte de seus dois filhos em um acidente de carro, problemas com alcoolismo e diversas operações no estômago. Veio a se separar de Myra em 1970.
No palco, porém continuava apresentando a mesma performance explosiva, apesar dos problemas pessoais e de sua idade.A popularidade de Lewis foi retornando aos poucos, sobretudo na Europa. Seu mais recente álbum, lançado em 2006 chamado Last Man Standing, é considerado por muitos seu melhor trabalho. Muita gente diz que mesmo em seus shows mais recentes, ele conserva a energia dos primeiros dias.
Jerry Lee Lewis faz parte da origem do rock e deixou sua marca na história da música, junto com Chuck Berry e Little Richard.

Discografia completa: http://www.rollingstone.com/artists/jerryleelewis/discography


Fontes: Wikipédia / Universo Paralelo

Nenhum comentário: