sábado, setembro 13, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

O incrível caça F-35 possui a capacidade furtiva (stealth) de pouso e decolagem na vertical.

Uma das maiores dificuldades desse projeto de caça era conseguir desenvolver um avião que conseguisse executar a tarefa de 4 modelos distintos, e isso exigiu que uma das versões do F-35 fosse capaz de decolagem curta e pouso na vertical STOVL, e voar a velocidades supersônicas. De fato, o F-35 na versão B é o primeiro caça com características STOVL, supersônico a entrar em serviço operacional. O protótipo X-35 atingiu a velocidade máxima de mach 1.4, porém, a versão de produção, que será mais leve e terá uma pequena mudança aerodinâmica, será mais rápida podendo atingir velocidades, entre mach 1.6 e 1.9.
Seu desempenho em vôo, ainda é uma informação classificada, porém os dados do fabricante e dos pilotos de provas que testaram o F-35, deixam visível que ele tem um desempenho equivalente a de um F16C, porém, num caça furtivo, com maior autonomia e STOVL. Atualmente, muitos parceiros entraram no programa de desenvolvimento final, e espera-se que o F-35 seja muito exportado, se tornando o principal caça do ocidente nas próximas décadas.
O F-35 é um avião extremamente moderno. Nele está sendo instalado o que há de mais avançado em aviônica, sensores e armamentos. No painel deste caça, já se observa a revolução que se tornará tendência nos próximos projetos de caças tripulados. De cara, o que chama a atenção das pessoas que já tem alguma familiarização com cockipts de aviões de combate, é a ausência do HUD ou tela acima da cabeça, que é o instrumento onde se faz a navegação e a mira nos caças anteriores.
No F-35, essas informações estão apresentadas no próprio capacete do piloto, através do HMD ou tela montada no capacete, tecnologia já existente em muitos caças, mas com aplicações ainda limitadas às manobras de combate e que no F-35, será o substituto do HUD, por tanto com funções mais amplas. Outra diferença é a existência, no painel, de um único display MFD, de grande tela, que apresenta todas as informações para o piloto, que antes tinha que olhar em 3 ou 5 MFDs.
Um sistema de som em 3 D, montado nele, permitirá diminuir o tempo de reação em combate através de uma voz sintetizada, que será a voz do caça e que poderá alertar o piloto de ameaças que ele venha a sofrer. Por exemplo, se o caça alertar para uma ameaça às 9 horas, o som virá da esquerda do piloto, já para que o piloto olhe instintivamente para esse lado.O radar desenvolvido para o F-35 é o Northrop Grumman AN /APG 81 do tipo AESA ativo que permitirá um desempenho de 165 Km de alcance de busca ar-ar, e com a capacidade de fazer a busca ar terra simultaneamente. Fora isso, esse radar pode ser usado para interferir nos radares inimigos, permitindo uma boa capacidade de guerra eletrônica.


EUA não vende avião F-35 ao Brasil

A gigante norte-americana de defesa Lockheed Martin confirmou que decidiu não apresentar seu avião caça modelo F-35 Joint Strike Fighter à licitação do governo brasileiro para a modernização de sua frota militar. Segundo a empresa, o motivo para não incluir o jato em sua proposta foi o alto grau de transferência de tecnologia, imposto pelas regras da concorrência.
Por isso, a Lockheed decidiu apresentar à licitação o modelo F-16BR, uma versão do F-16, um dos aviões de caça mais utilizados em todo o mundo, adaptada às necessidades da Força Aérea Brasileira. Embora seja um sucesso de vendas, o F-16 é um caça mais antigo, tendo sido desenvolvido nos anos 1970. Sua vantagem é ser relativamente barato e ter um baixo custo operacional. Já o F-35 foi criado no final da década de 1990, começo dos anos 2000.
Uma das preocupações da Lockheed Martin ao apresentar a proposta com base no F-16 e não no F-35 - uma aeronave muito mais moderna - tem a ver com o tipo de tecnologia que o governo dos EUA autorizaria repassar ao Brasil. Sem esse compromisso, o negócio poderia ser desfeito. Tecnologias como essa normalmente são protegidas pelos governos dos países para os quais foram desenvolvidas, uma vez que o acesso a ela facilita a criação de contramedidas eficientes.
Confira o desempenho do F-35 no YOUTUBE:

http://www.youtube.com/watch?v=_GjrPvSBGXE


Fonte: UOL

Nenhum comentário: