quinta-feira, setembro 25, 2008

CLIP DO DIA

John Henry Bonham, mais conhecido como JOHN "BONZO" BONHAM", nascido em Redditch no dia 31 de Maio de 1948, foi o lendário baterista do Led Zeppelin.
Bonham começou a batucar em caixotes e latas de café quando tinha apenas 5 anos, imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich (vale lembrar que Bonham era um baterista autodidata). Aos quinze anos recebeu a sua primeira bateria a sério: uma Premier.
Em 1964 juntou-se à sua primeira banda, Terry Webb and The Spiders, tocando depois em bandas como os The Blue Star Trio e The Senators.
Bonham gostou destas experiências, e decidiu fazer da música a sua vida. Tocou com os The Way of Life, mas devido à inactividade desta banda passou para os Crawling King Snakes, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias.
Quando Jimmy Page pensou em formar os Led Zeppelin, convidou Robert Plant, que lhe sugeriu Bonham para a bateria, que assim passou à frente de B.J.Wilson dos Procol Harum e de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream, que, segundo se falava, pertenciam à lista de Page.
Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em “Immigrant Song”, “When The Levee Breaks” e “The Ocean”. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal. Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s Delight” e depois em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia-hora; Bonham usava inclusivamente as mãos, obtendo assim um som diferenciado.
Em 1974 entrou no filme The Son of Dracula tocando bateria.
Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo. Isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seus nervos. Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos EUA, Bonham bebeu cerca de 40 doses de vodka. Quando terminou o ensaio foram para a casa de Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Foi encontrado morto na manhã seguinte.
Apesar do alarido feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo.
Depressa surgiram rumores de vários nomes para substituir Bonham, o que nunca se concretizou. A sua influência no som da banda era insubstituível.

"Moby Dick" - Led Zeppelin

Nenhum comentário: