quinta-feira, setembro 18, 2008

BH e os estragos da chuva de granizo

BH e os estragos da chuva de granizo

Como já era de se esperar, os prejuízos e estragos causados pela assustadora chuva de granizo que caiu nesta última quarta-feira (17/09) foram enormes.
Na manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil fez um levantamento dos estragos. Em Belo Horizonte, 500 casas foram destelhadas. Em Betim, 102. Foram apenas 15 minutos de chuva. Em Contagem, várias casas ficaram inundadas e tiveram os telhados e janelas quebrados. Conforme os bombeiros, algumas residências desabaram. De acordo com a Transcon, a avenida João César de Oliveira, uma das principais avenidas da cidade, próximo ao bairro Funcionários ficou alagada.A região metropolitana ficou coberta por uma névoa branca e por pedras de gelo do tamanho de bolas de sinuca.
Em Belo Horizonte, as áreas mais atingidas foram as Vilas do Índio, Unida, Confisco, Santa Rosa e São Tomás, na região Norte da capital. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte estima que cerca de 500 residências tiveram seus telhados danificados. Contudo, não houve registro de vítima fatal na capital.Muitos carros tiveram os vidros quebrados e a lataria amassada. Janelas de apartamentos também foram destruídas.
No pátio da Fiat Automóveis, vários veículos foram danificados pelas pedras de gelo, mas a empresa ainda calcula a quantidade de carros estragados e a extensão do prejuízo.O toldo de um posto de combustível não resistiu e caiu em cima de vários veículos.Os galpões da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), no bairro Guanabara, em Contagem, ficaram danificados depois da chuva. De acordo com o gerente de potencial da Ceasa, Ricardo Duarte, a chuva durou cerca de 30 minutos e muitas telhas foram quebradas. Ele declarou ainda que a Central está sem energia. O muro de uma loja de veículos na Ceasa caiu e deixou duas pessoas feridas. Quatro carros que estavam no estacionamento ficaram danificados.Um casal em uma moto foi arrastado pela correnteza e caiu dentro do Córrego Riacho das Areias, que fica na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, no bairro Jardim das Alterosas. Foram feitas buscas utilizando uma embarcação e um helicóptero. Os dois estão desaparecidos. Houve informações de que crianças também teriam sido arrastadas pela correnteza do Córrego das Areias, na altura do Bairro Jardim das Alterosas, mas a informação não foi confirmada. O nível da água subiu mais de cinco metros.A prefeitura de Contagem, na região metropolitana, decretou situação de emergência.
Contagem declara estado de emergência por causa dos estragos causados pela chuva de granizo. De acordo com os bombeiros, os bairros Santa Luzia, Kennedy, Jardim Laguna, Novo Progresso, Vila Beija-Flor, Oitis, Confisco, Parque São João e o Centro de Contagem foram os mais afetados. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi acionada para auxiliar no atendimento dos atingidos e no diagnóstico da situação.Em síntese, no período das 16 às 20h, foram atendidas 11 quedas de pessoas de telhados, das quais está incluída a vítima fatal em Contagem, 14 áreas com aproximadamente 700 residências atingidas, 15 desabamentos, 21 quedas de árvores, além de um acidente automobilístico envolvendo uma carreta e um veículo de passeio.Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), cerca de 40 mil consumidores estão sem energia em Contagem, Belo Horizonte e Betim.
Em pelo menos 15 cidades mineiras, há registros de estragos, por causa da chuva.


Fontes: G1 / UAI

Nenhum comentário: