domingo, agosto 24, 2008

Você sabia?

Você sabia que os abrigos dos castores são construidos com uma entrada sub-aquática, o que torna estas fortalezas impenetráveis para os predadores?

Para evitar que a toca seja invadida por predadores (como águias, ursos, lobos e linces), o castor não faz entradas acima do nível da água. Um ou mais túneis submersos servem como portas de acesso à sua toca.
O castor é um mamífero roedor e semi-aquático, nativo da América do Norte e da Europa.São animais herbívoros e sobretudo noturnos, conhecidos pela sua tendência natural de construir represas em rios e abrigos na lagoa artificial que é assim, eventualmente, criada.
Antes de começar a construir sua casa, a primeira providência do castor é fazer um dique para represar parte do curso d’água. Para isso, ele usa galhos e troncos que corta de árvores da floresta usando seus poderosos dentes.

O represamento cria um braço artificial no rio com menos água corrente, e o castor aproveita esse trecho para fazer sua toca junto à margem. Ele empilha galhos e troncos embaixo d’água, criando uma base para a obra.
A estrutura de galhos cresce deixando espaços vazios que formarão a toca. Na parte interna, o castor "reboca" a cobertura com lama e pedras usando as patas traseiras. O reboque cria paredes com 30 cm de espessura.
A toca pode ter um ou vários compartimentos acima do nível da água. Muitas delas têm, por exemplo, uma espécie de antecâmara de secagem, onde o animal tira o excesso de água do pêlo. Uma toca pode atingir até 6 metros de diâmetro.
Um compartimento mais afastado da entrada serve de abrigo para os filhotes. Também é nesse lugar que todos os que moram na toca costumam se alimentar. Uma casa dessas pode abrigar até oito castores - um casal de adultos e suas crias.Estudos recentes mostram que o que motiva os castores a construir barragens é o som de água a correr. Por exemplo, o animal constrói um dique até a água parar de correr; se este som é introduzido artificialmente, o castor continua a construção, mesmo que a sua lagoa já esteja completa, até o som parar.
A cauda achatada e com pouquíssimos pêlos funciona como remo e leme; os orifícios auditivos e nasais fecham-se quando o animal mergulha; tudo isso, além das membranas natatórias nas patas posteriores, torna o castor um bicho apto para a vida aquática.A cauda muito útil na água, atrapalha sua locomoção em terra. Assim, diante de algum predador, só escapará se estiver perto da água e conseguir mergulhar imediatamente.


Fontes: Mundo Estranho / Wikipédia

Nenhum comentário: