sexta-feira, agosto 01, 2008

Você sabia?

Você sabia que quase 150 anos depois da estréia da "Nona Sinfonia de Beethoven", esta viria a influir diretamente na criação do CDRom?

No dia 8 de Março de 1979 eram apresentadas em Eindhoven as especificações técnicas preliminares do que viria a ser o formato CD Áudio. De todas estas especificações destacavam-se especialmente duas - o seu diâmetro de 115 mm e o tempo total de reprodução, 60 minutos.
Esses 115 mm coincidem exatamente com a diagonal de uma cassete tradicional de música, que naquela época era o mais utilizado, e foram os armazenistas e os comerciantes que pressionaram a indústria para que não fosse excedido esse diâmetro, para não terem que modificar as suas estantes de exibição dos produtos. Naquela época, praticamente 99% das produções musicais que apareciam no mercado e disponíveis em catálogo não excediam os 60 minutos, pelo que se deduziu serem essas as medidas adequadas para a definição de um standard mundial de produção de CdRom.
Conta a lenda que foi a esposa de Akio Morita, fundador de Sony, quem insistiu para que este pedisse conselho ao seu amigo íntimo Herbert Von Karajan sobre a duração média de uma obra de música clássica, e se esta caberia nos 60 minutos de tempo de reprodução, que se pretendia estabelecer como standard mundial. Von Karajan confirmou-lhe que efectivamente 95% da música clássica caberia num disco com essa duração, mas advertiu-o que que a peça que ele considerava como a obra mais emblemática de toda a música clássica, a "Nona Sinfonia de Beethoven", não caberia nesses 60 minutos, e que seria um erro imperdoável ter de dividir em dois esta obra-prima.
A duração da "Nona Sinfonia de Beethoven" variava em função da interpretação que se tomava como referência. A interpretação pela Orquesta Filarmónica de Berlim, dirigida por Von Karajan durava 66 minutos.
Depois de investigar, chegou-se à conclusão de que para outras interpretações desta sinfonia a duração da mesma variava, descobrindo-se que a mais longa era a gravada no Festival de Beirute, dirigida por Wilhelm Furtwängler e que durava exactamente 74 minutos e 33 segundos. Em Junho de 1980 foi editado o “Livro Vermelho”, onde se recolhiam as especificações técnicas definitivas para o formato CD Áudio, aumentando-se o diâmetro dos discos para 120 mm e o seu tempo de reprodução para 74 minutos e 33 segundos, que são as características que se definiram como standard mundial e que desde então não conheceram mais variações.
Ludwig Van Beethoven compôs a Nona Sinfonia quando se encontrava já completamente surdo. A obra foi estreada em Viena no dia 7 de Maio de 1824, marcando um antes e um depois na história da música clássica. Uma revolução que chegou até aos nossos dias.
No dia 26 de Março de 1827, morria Ludwig Van Beethoven, um dos maiores gênios da música clássica de todos os tempos.


Fonte: CD Tarjeta

Nenhum comentário: