sábado, agosto 16, 2008

Os botos no tratamento de doentes

Os botos no tratamento de doentes

Um animal inteligente e dócil, ligado a lendas do Norte brasileiro, está sendo usado para auxiliar o tratamento de crianças e adolescentes doentes.
O boto cor-de-rosa é treinado para brincar com crianças que passam por tratamento contra a leucemia, um tipo de câncer no sangue e na medula óssea.
O rolfing, técnica manual terapêutica, estimula o corpo para o contato com os animais e o meio ambiente. Atraídos pela brincadeira com bolas e alimentos, os botos chegam até a balsa, localizada em um braço do Rio Negro, a 35 km de Manaus.
A capacidade lúdica deles é enorme. As crianças até então deprimidas, quando na compania dos botos, sorriem, brincam mais, se voltam para o tratamento.A técnica vem sendo testada no Amazonas há dois anos. Esse é um trabalho já conhecido em parte nos Estados Unidos há vários anos, só que era feito com golfinhos confinados e domesticados, a delfinoterapia. Uma das inovações no Brasil é que os botos continuam livres na natureza, o que potencializa a terapia..Os animais criados em cativeiro normalmente têm uma baixa imunológica, os animais estão mais tristes. Com o animal sadio, percebe-se a potencialização do trabalho.
Além de melhorar a auto-estima, algumas crianças que estavam com dificuldade para se alimentar voltaram a se alimentar melhor por conta desse tratamento.


Fonte: G1

Nenhum comentário: