sábado, julho 19, 2008

Você sabia?

Você sabia que o planeta Urano "gira deitado"?

A característica mais notável de Urano é a estranha inclinação do seu eixo de rotação, 97,86º em relação ao plano de sua órbita; essa inclinação não é somente do planeta, mas também de seus anéis, satélites e campo magnético.
Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar, situado entre Saturno e Neptuno.
A inclinação de Urano fá-lo girar praticamente "deitado"; por isso suas regiões equatoriais ficam muito fracamente expostas à luz e à energia solar a maior parte do tempo, especialmente por ocasião dos solstícios de Urano. O que ainda permanece incógnito e sem resposta clara é o fato de a temperatura destas regiões não serem menores do que as temperaturas registradas nos pólos; estes, em função da inclinação axial, ficam alternadamente expostos o tempo inteiro à radiação solar. É provável que haja algum tipo de geração de calor e que a dinâmica atmosférica deste planeta promova, de alguma forma, o aquecimento das regiões equatoriais, mas até o momento não há consenso entre os cientistas sobre como isto se dá.
Não são conhecidos os motivos da inclinação do planeta, porém imagina-se que durante sua formação o planeta tenho colidido com um outro grande planeta capaz de produzir esta orientação anormal. Sendo outra possibilidade os distúrbios gravitacionais exercidos por outros planetas gigantes do sistema solar.
Outra característica curiosa do planeta é o seu chamado movimento de rotação retrógrado: o planeta gira em torno do próprio eixo de leste para oeste, ao contrário da Terra, que o faz de oeste para leste. Portanto, em Urano, o movimento aparente do Sol é de oeste para leste.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: