quarta-feira, julho 30, 2008

Você sabia?

Você sabia que a Falha de San Andreas (San Andreas Fault) é uma falha geológica que se prolonga ao longo de cerca de 1290 quilômetros através da Califórnia?

A Falha de San Andreas marca um limite transformante entre a placa do Pacífico e a placa norte-americana. É uma falha famosa por produzir terremotos grandes e devastadores como o Terremoto de São Francisco de 1906 que destruiu a cidade.
O limite entre duas placas que deslizam lateralmente uma em relação à outra é definido como falha transformante. Muitas falhas transformantes ocorrem nos oceanos, gerando feições do tipo zig-zag, pois são transvervais às Cadeias Meso-Oceânicas. Entretanto, essas falhas podem se estender para dentro do continente, como a Falha de San Andreas.
Nesse caso, a Placa do Pacífico, onde está situada a cidade de Los Angeles, se desloca para o norte, enquanto a Placa Norte-Americana, contendo a cidade de São Francisco, se movimenta para sul. Quando a energia concentrada ao longo desses limites é liberada, há movimentação das placas, ocorrendo uma série de terremotos com focos rasos e, portanto, altamente destrutivos.
A Falha de San Andreas, ocasionada pelo movimento das placas, é dinâmica e, como se prevê, acarretará no maior abalo sísmico de todos os tempos, que poderá culminar com a separação de parte do Estado da Califórnia do continente Norte-Americano.
Tal fenômeno certamente será considerado a maior tragédia da Era Moderna.


Tipos de placas

Existem três tipos de limites de placas tectônicas:

-Divergentes - quando uma nova crosta é gerada e as placas se distanciam umas das outras, desenvolvendo uma "margem continental passiva";

-Convergentes - quando uma placa mergulha sob a outra, sendo que uma delas é consumida, resultando em uma "margem continental ativa";

-Conservativos - quando não há produção nem destruição de crosta, as placas deslizam lateralmente uma em relação à outra, ao longo de fraturas denominadas "falhas transformantes".


Fonte: Wikipédia / DRM-RJ

Nenhum comentário: