domingo, julho 06, 2008

Você sabia?

Você sabia que no Mar Morto nosso corpo não é capaz de afundar, devido ao alto índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio?

O Mar Morto é um grande lago represado entre colinas na parte mais baixa do vale do Rio Jordão, na tensa fronteira entre Israel e a Jordânia, no Oriente Médio.
O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo.
O Mar Morto tinha, antigamente, ligação com o oceano. Quando essa ligação foi fechada e a água foi evaporando com uma menor reposição de água pela chuva, a concentração de sais foi aumentando.
Biologicamente suas águas são estéreis, nada cresce, sobrevive, nem sequer germina no piscinão salgado feito uma salmoura e de onde exala um permanente fedor de ovo podre, fruto da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre outros minerais.
A lama do fundo do Mar Morto é a mesma que foi utilizada pelos egípcios para embalsamar os seus mortos e que faz a festa da indústria de cosméticos. A combinação do sal e alguns óleos essenciais torna este banho imensamente relaxante, prazeroso e com inúmeras qualidades terapêuticas. Indicações: artrite, reumatismo e dores musculares. Todos os tipos de pele. Celulite e flacidez, pessoas idosas e enfraquecidas, TPM, menopausa e enxaquecas. Combate também o estresse. Efeitos: relaxa e alivia estresse e dores musculares; oxigena, tonifica, regenera, nutre e amacia a pele; fortalecimento dos tecidos; estimula a atividade das células e a circulação; elimina toxinas.
Seu ritmo de "morte" é relativamente rápido: seu nível fica 80 cm mais baixo a cada ano. No começo do século 20, sua área era de 950 km2; em 1997 era de 640 km2.
O Mar Morto está secando rapidamente desde o começo dos anos 60 por dois motivos: o uso da água da bacia para irrigação e a evaporação acentuada por conta da indústria de potassa (hidróxido de potássio).


Fonte: Yahoo

Nenhum comentário: